A segunda etapa da vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (18), na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo desta etapa é imunizar jovens e adultos entre 20 e 29 anos que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. A primeira etapa foi destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Ainda conforme a secretaria, no dia 30 de novembro deve ocorrer o “dia D” de vacinação para o público-alvo. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

Em João Pessoa, de acordo com a prefeitura, a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações, localizado no bairro da Torre, de segunda à sexta-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências. A única forma de prevenção é a vacina.

Redação com G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Sancionada lei que cria programa PB Saúde para substituir organizações sociais

Foi sancionada nesta terça-feira (18) a lei que cria a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, o programa PB Saúde. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)…

UPA de Santa Rita tem até sexta-feira para apresentar escala médica, diz CRM

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita tem até a próxima sexta-feira (21) para apresentar ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) a escala médica…