A Paraíba o tempo todo  |

Geraldo Medeiros revela a CNN: “60 crianças tomaram doses de adulto vencidas em Lucena”

Em depoimento à imprensa nacional, o secretário estadual de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, sobre a suposta aplicação de vacinas vencidas de adultos em crianças de Lucena, litoral norte da Paraíba afirmou: “60 crianças tomaram doses de adulto vencidas em Lucena”

As primeiras doses de vacinas pediátricas da Pfizer chegaram na Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba na sexta-feira (14). As 23.600 vacinas serão enviadas para os 223 municípios paraibanos para a imunização de crianças de 5 a 11 anos. Em dezembro e em janeiro, crianças foram vacinadas com imunizantes da Pfizer vencidos e com a formulação para uso em adultos no município de Lucena, na Paraíba.

Nesta semana, o Ministério Público Federal (MPF) vai ouvir a técnica de enfermagem acusada de aplicar as vacinas de forma incorreta nas crianças em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, antes da chegada das doses pediátricas ao Brasil.

“O que está sendo apurado pelo Ministério Público Federal é se foi um erro ou uma atitude deliberada da auxiliar de enfermagem, que inclusive já foi afastada. A partir de amanhã, todos os que participaram e têm responsabilidade como o secretário municipal de Saúde, a vigilância municipal e os familiares das crianças e também a aplicadora e o prefeito serão ouvidos pelo Ministério Público Federal no sentido de definir exatamente se houve dolo em relação à aplicação dessas vacinas em crianças”, disse Geraldo a CNN Brasil neste domingo.

Segundo o secretário, foram identificadas pelo menos 60 crianças que receberam as vacinas de forma indevida na cidade de Lucena. “As crianças estão sendo monitoradas pela secretaria estadual de Saúde. Felizmente, apresentaram apenas eventos adversos leves habituais da vacina, como febrícula e dor no local da injeção. Mas estamos acompanhando essas crianças em função dessa atitude indevida da aplicadora”, finalizou.

Ministro da Saúde monitora – Após a revelação da suposta aplicação de vacinas vencidas de adultos em crianças de Lucena, litoral norte da Paraíba o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, determinou que o Programa Nacional de Imunização monitore de perto essa investigação.

Médico infectologista, Victor Bertollo foi designado para o acompanhamento. Segundo à imprensa, ele já entrou em contato com autoridades paraibanas para saber se o caso foi resultado de erro ou má fé da técnica responsável pela imunização indevida.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe