A Paraíba o tempo todo  |

Secretário faz apelo para pais deixarem crianças em casa para evitar contaminação pela covid-19

A nova variante do coronavírus agora está atacando crianças e adolescentes e com maior poder de propagação conforme alerta os infectologistas. O secretário executivo de saúde do estado, Daniel Beltrammi, disse em entrevista que a rede estadual de saúde apresenta crescimento na ocupação de leitos por crianças. Ele fez um apelo aos país para deixarem as crianças em casa e evitar que elas brinquem em parques nesse momento.

“Crianças fazem menos casos moderados ou graves do que adultos, isso é fato. Mas em um momento que a pandemia tá aquecida do jeito que tá, o número de casos de crianças que precisam de internações hospitalares, fatalmente também cresce”, explicou.

O secretário estadual explicou que o acolhimento das crianças com sintomas ou diagnóstico confirmado para a doença é feito nos hospitais que são considerados portas de entrada para tratamento do novo coronavírus. Em João Pessoa, uma das unidades é o Hospital Municipal Valentina. Já em Campina Grande, o Hospital Municipal Pedro I.

Para ele, é fundamental nesse momento manter as crianças protegidas. Ele orientou que as crianças acima de dois anos de idade, podem e devem utilizar máscaras confortáveis, que não marquem ou machuquem o rosto”, orientou.

De acordo com o secretário, as crianças também não devem manter contato com outras que não morem na mesma casa.

Nas escolas, caso algum professor ou aluno tiver adoecido, a recomendação é de que os encontros sejam suspensos por pelo menos 14 dias, já que há risco pelo contato com o vírus.

OS NÚMEROS – Pelo menos 47 crianças com Covid-19 estão internadas em hospitais da Paraíba, conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (11). Delas, 10 ocupam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outras 37 estão em enfermarias. O número tem subido de forma preocupante. Na última quarta-feira (10), 42 crianças estavam internadas em UTI e enfermarias de um dos hospitais que atendem esse público.

Com as internações, a taxa de ocupação de leitos UTI pediátrica no estado é de 62%, enquanto a de enfermaria é de 56,92%. A maior parte das internações está em João Pessoa e Campina Grande.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe