A Paraíba o tempo todo  |

Secretário destaca medidas de combate ao novo coronavírus na Paraíba

Com a Paraíba travando uma luta para impedir o avanço do novo coronavírus, o Secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, esclareceu alguns assuntos relacionados as medidas do governo nesse período de quarentena.

Geraldo Medeiros observou que a abertura gradual das atividades de algum setor, seja comércio ou não, através de decreto, é atribuição do governador João Azevêdo, e resta esperar sua determinação.

Já em relação aos testes rápidos, o secretário contou que a remessa inicial disponibilizada pelo Ministério da Saúde é de 8.700 unidades, que serão destinadas, principalmente, aos profissionais da saúde e às forças de segurança.

Além disso, ele pontuou também que os testes devem chegar nesta sexta-feira (3) em João Pessoa e que avaliações serão feitas para otimizar a utilização.

Ele ressaltou que o resultado de um teste na Paraíba é entregue no mesmo dia, desde que eles estão sendo realizados em laboratório próprio.

No entanto, quando há necessidade de enviar alguma amostra para o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, a espera é de cerca de 10 dias.

Por fim, o representante da Secretaria de Saúde explicou que a utilização desses testes não são indicadas para toda à população.

– O uso indiscriminado do teste rápido não é produtivo e não traz nenhum benefício para a população, porque a incidência de falso negativo chega até 70%. Na coreia chegou a 70%. O motivo é que as pessoas fazem esses testes no período inadequado. pois eles devem ser realizados entre o 7º e o 9º dia a partir do início dos sintomas – finalizou.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe