A Paraíba o tempo todo  |

Secretário de Saúde da PB alertou para o risco de falsos negativos em teste rápido

Em entrevista a imprensa paraibana o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou, que a realização indiscriminada de testes rápidos de covid-19 pode resultar em interpretações errôneas dos resultados e falsos negativos.O secretário afirmou, porém, que os testes não são indicados para todos.

Geraldo Medeiros explicou que a utilização de testes rápidos obedece a certos critérios. O paciente precisa apresentar sintomas e o teste deve ser feito entre o 8º e o 10º dia a partir do início dos sintomas.

”Uma pessoa que não tiver sintomas, por exemplo, vai dar negativo, e ela vai achar que está tudo bem. Aí depois de três dias ela fica doente e vai estranhar”, comentou o secretário. ”Fazer o teste aleatoriamente vai resultar em falso negativo”, disse o secretário ao destacar que o necessário é fazer o teste sob orientação médica, e seguindo os critérios recomendados.

Entenda – Uma empresa paraibana está vendendo testes rápidos para a detecção de covid-19. O grupo ANT está vendendo os testes por R$ 330,00 e disponibiliza uma enfermeira para ir à residência do interessado realizar a coleta. O resultado sai em apenas 15 minutos.

De acordo com a empresa, os testes, que são fabricados pela indústria americana Acro Biotech Inc., possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O grupo está pedindo o pagamento adiantado dos testes, que devem começar a ser realizados na próxima semana. A justificativa é que a procura está sendo muito grande, por isso eles estão trabalhando com reservas.

Embora uma funcionária do grupo tenha informado que qualquer pessoa pode fazer o teste e que ele tem 99,9% de eficácia, as instruções do produto não dizem o mesmo. De acordo com a bula disponibilizada pela Acro Biotech Inc., o teste não consegue detectar a doença em pessoas assintomáticas.

Redação

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe