A Paraíba o tempo todo  |

Secretaria de Saúde da Paraíba já registra 943 casos de microcefalia no Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Gerência Operacional de Resposta Rápida, registrou 943 casos de microcefalia em 144 municípios paraibanos, no período de agosto de 2015 até o dia 25 de fevereiro (semana epidemiológica nº08/2017).

Desses casos contabilizados, 193 foram confirmados em 72 municípios, com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika; quatro prováveis, de acordo com as novas definições de casos do protocolo em vigor; 560 descartados para microcefalia relacionada à infecção congênita e 186 estão sob investigação.

Quanto ao número de óbitos, dos casos notificados na Paraíba, 29 evoluíram para óbito, sendo confirmados 20, nos municípios de Campina Grande (1); Conde (1); João Pessoa (1); Juazeirinho (1); Nova Olinda (1); Olivedos (1); Parari (1); Piancó (1); Santa Rita (3); São Bento (1); São João do Rio do Peixe (1); São José de Sabugi (1); São Miguel de Taipu (1); Sapé (2); Solânea (1); Soledade (1) e Sossego (1). Nove foram descartados.

O protocolo com orientações integradas de vigilância e atenção à saúde no âmbito da Emergência da Saúde Pública de Importância Nacional, de 12 de dezembro de 2016, estabelece os procedimentos para realização das ações visando à identificação de complicações relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas, no pré-natal, parto, pós-parto e puericultura nos primeiros três anos de vida, bem como a promoção do cuidado adequado às crianças com alterações no crescimento e desenvolvimento, independentemente da etiologia.

Para ler o protocolo na íntegra, clicar no link.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe