A Paraíba o tempo todo  |

Secretária confirma que pacientes com sarampo em JP passaram por Recife e SP

Em comunicado à imprensa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa confirmou, ontem (12), três casos de sarampo na Capital. A Secretaria de Estado da Saúde concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quinta para dar detalhes sobre os casos confirmados.

De acordo com a secretaria, dois homens e uma mulher estão com sarampo na cidade. Os pacientes são residentes em João Pessoa. Dois deles tiveram passagem recente por São Paulo e um foi a Recife há pouco tempo. Eles têm 24, 32 e 41 anos de idade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica da SMS, nos três casos, os primeiros sintomas apareceram na primeira quinzena do mês de agosto e todos os procedimentos necessários foram realizados. “Já estávamos num trabalho de investigação desses casos e, em todos eles, foi realizada a coleta de material biológico e o bloqueio vacinal das pessoas com as quais eles tiveram contato”, explicou Daniel Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica.

Neste ano, até esta quinta-feira (12), foram notificados 35 casos de sarampo, sendo três confirmados, nove descartados e 23 continuam em investigação. As três pessoas com casos confirmados são adultas com idades entre 20 e 40 anos. Já no ano passado, foram notificados 23 casos e nenhum deles foi confirmado.

De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a estratégia de combate a doenças exantemáticas, como o sarampo, é constante na rede municipal. Portanto, monitoramento e vigilância da doença permanecerão intensos para proteger a população da Capital.

“Diante do cenário nacional, com casos de sarampo identificados em estados do Centro-Sul e do Nordeste, reunimos todas as unidades de pronto atendimento, hospitais públicos e privados para elaborar um instrumento de monitoramento de casos suspeitos, realizamos um reforço nos serviços de atenção básica sobre atualização do cartão de vacina de adultos e crianças, além de qualificação dos profissionais para realização do bloqueio vacinal e coleta de material biológico”, afirmou o secretário.

Vacina

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferta a vacina tríplice viral, que protege crianças e adultos contra o sarampo, caxumba e rubéola, nas Salas de Vacinação distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização. Devem tomar a vacina crianças de seis meses de vida até adultos de 49 anos de idade.

As crianças de seis meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano de idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão, respeitando o intervalo das doses do calendário vacinal. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

Já para adultos com idade de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. Os profissionais da área de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses, não é necessária nenhuma outra.

Sarampo

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Dados Epidemiológicos de Sarampo em João Pessoa

Ano            Notificados          confirmados

2007           3                          0

2010           156                      54

2011           15                        0

2013           122                      6

2014           32                        0

2015           32                        0

2016           23                        0

2017           4                          0

2018           23                        0

2019           35                        3

 

Redação com SMS

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe