Por pbagora.com.br

Os profissionais da saúde estão nos últimos preparativos para o início das ações de combate às duas doenças

A Secretaria de Saúde de Alhandra está finalizando os preparativos para o início da Campanha de Verminose e Hanseníase 2014. A ação, que acontece em todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira (26), tem o objetivo de identificar os casos suspeitos das duas doenças em estudantes de escolas públicas, na faixa etária entre 5 e 14 anos, e na população de modo geral.

As equipes realizarão visitas nas instituições de ensino da cidade e em várias localidades do município e montarão um posto de atendimento para medicação contra a verminose e autoexames preventivos da Hanseníase, popularmente conhecida como Lepra. Segundo a coordenadora de vigilância e Saúde de Alhandra, Simone Carrazzoni, os profissionais da saúde realizarão ações educativas e preventivas nas escolas. “Iremos nas instituições orientar as crianças sobre os problemas contra as duas doenças, elas serão medicadas, através da autorização dos pais e responsáveis, e farão um exame, acompanhado de um profissional, para o diagnóstico de caso de hanseníase”, disse Simone.

Durante as ações preventivas, se constatado algum caso de hanseníase, os jovens serão encaminhados, no mesmo dia, para o Posto de Saúde da Família de sua localidade para o início do tratamento. “A nossa expectativa é que a população participe e possa apoiar as ações, orientando as crianças e as acompanhando nos PSF’s para tomar a medicação contra a verminose e realizar o autoexame preventivo contra a hanseníase” completou Simone.

Hanseníase – A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.

Verminose – É uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.



Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

CRM atesta excelência no atendimento do Hospital de Clínicas de CG

O Hospital de Clínicas de Campina Grande recebeu, na última semana, mais uma visita do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM PB). A nova fiscalização ocorreu a…

Brasil chega a 378,5 mil mortos por Covid; país registrou 3.481 mortes em 24 horas

O país registrou 3.481 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta terça-feira (20) 378.530 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes…