A Paraíba o tempo todo  |

SAÚDE DO HOMEM: Hospital Municipal Santa Isabel oferece cirurgia de vasectomia gratuitamente

Procedimento cada vez mais procurado pela população masculina, a vasectomia, considerado um dos métodos de planejamento familiar mais eficazes na prevenção da gravidez, é oferecida gratuitamente na rede municipal de Saúde. Em João Pessoa, o procedimento é realizado no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). De janeiro até o dia 25 de julho deste ano, foram 82 cirurgias realizadas na unidade hospitalar.

Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o interessado pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir a uma unidade de saúde da família (USF), que vai agendar a consulta com um urologista no hospital, explica a chefe do Ambulatório do HMSI, Thaiza Helena Guedes Santos.

Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário a uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistente social, dando entrada nos trâmites para a realização da cirurgia. Ela ressalta que a vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, que dura cerca de 30 minutos e conta com anestesia local. “É um procedimento simples, o paciente não precisa ficar interno, ele recebe alta no mesmo dia”, declara Thaiza Helena.

Para realizar o procedimento o interessado precisa atender a alguns critérios previstos na lei federal 9.263, de 1996, que estabelece que, para a realização da vasectomia, o homem esteja em capacidade civil plena, seja maior de 25 anos ou tenha pelo menos dois filhos. Caso o homem mantenha um relacionamento conjugal, a esterilização também depende do consentimento da parceira.

Thaiza Helena lembra ainda que também é exigido um tempo mínimo de 60 dias, a partir do momento em que ele expressa o desejo pela vasectomia, e a realização da cirurgia. “Esse tempo serve para o usuário analisar se ele realmente deseja passar pelo procedimento”, complementou.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe