A Paraíba o tempo todo  |

Saúde confirma redução de 85% nos casos de dengue em João Pessoa

 Entre os dias 1º de janeiro e 22 de agosto deste ano, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 483 casos confirmados de dengue em João Pessoa. Esse número teve redução de 84,93% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.204 casos.

O boletim da Gerência de Vigilância Epidemiológica relata que, em 2012, ainda nesse espaço de tempo, foram 3.117 casos de dengue clássica, 71 de dengue com complicação e 16 de febre hemorrágica. Este ano, esses números reduziram para mais da metade: os casos de dengue clássica foram para 456 (redução de 85,37%), os de dengue com complicação foram para 25 (-64,79%) e a febre hemorrágica vitimou apenas duas pessoas (-87,5%). Em relação a óbitos, também entre janeiro e agosto, a SMS registrou nove mortes em 2012, contra uma este ano (redução de 88,89%).

Para o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a diminuição nos casos de dengue notificados pela secretaria é resultado direto do trabalho realizado pela Diretoria de Vigilância em Saúde. “Estamos atentos às notificações e trabalhamos constantemente contra o mosquito transmissor da dengue. O resultado desse esforço podemos ver agora”, ressaltou.

Ações – Desde janeiro passado, a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) realiza uma série de ações para conter a infestação do mosquito. A partir de dados do Levantamento Rápido dos Índices de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), já realizado em três ocasiões, detectou-se quais eram os bairros com maior risco e se intensificou os mutirões contra o inseto nesses locais.
 

Também foram instaladas ovitrampas em algumas regiões da cidade, armadilhas que servem para fazer a contagem do número de ovos do inseto. Com base nesses números, os agentes de saúde identificam a presença e o nível de infestação numa determinada área. “Além disso, fizemos visitas casa a casa, arrastões e, principalmente, tivemos a participação ativa da população, que se tornou uma aliada na luta contra a proliferação do mosquito”, disse Nilton Guedes, gerente da Gvaz.

Dengue – A dengue é uma arbovirose transmitida por mosquitos do gênero Aedes e representa uma das grandes preocupações para a Saúde Pública, devido ao elevado número de pessoas afetadas pela doença a cada ano. Em caso de possíveis focos de dengue, o usuário pode entrar em contato com a Gvaz pelo telefone 3214-3459.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe