A Paraíba o tempo todo  |

Saúde Bucal: Saiba como tornar menos traumática a primeira ida das crianças ao dentista

A primeira ida da criança ao dentista pode ser um momento de tensão e medo devido às expectativas geradas e a novidade para os pequenos, mas os pais devem criar um ambiente de confiança, para evitar uma experiência traumática e amenizar a angústia antes da consulta. O conselho é do dentista do Sistema Hapvida, Matheus Sebe, que neste domingo (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, orienta a família a permitir que as crianças criem sua própria experiência com a visita ao consultório.

“Os pais conhecem os barulhos, os objetos, os equipamentos utilizados e já sabem como funciona o atendimento. Essas experiências são apresentadas para as crianças de alguma forma, seja positiva ou negativa. A criança chega ao consultório com essa construção, por isso surge o medo, a insegurança e a negativa de fazer o atendimento”, relata.

O profissional explica que, antes mesmo de sair de casa, é necessário haver uma construção saudável de como ocorrerá a consulta, para que a criança tire suas próprias conclusões ao passar pelos procedimentos.

Principalmente no primeiro contato, o mais indicado é levá-las até um consultório pediátrico, que costuma ter uma decoração infantil, para tornar o ambiente mais lúdico e descontraído. “Nossa função é fazer com que ela tenha uma experiência agradável e confortável, sem pânicos”, avalia.

Comunicação – Os pais também devem ser francos com os filhos, mesmo os pequenos, e alertá-los sobre a necessidade de cuidar da saúde para evitar o aparecimento de doenças. “Precisamos reforçar com eles, desde cedo, que é importante se cuidar e se prevenir de doenças”, aconselha o dentista.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe