Por pbagora.com.br
Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Campina Grande continua fortalecendo a rede de serviços para o atendimento aos casos suspeitos de coronavírus na cidade. Agora, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (foto) criou um protocolo especializado de atendimento a pacientes com suspeita do novo COVID-19, tanto para o atendimento de pacientes com sintomas da doença, quanto para o transporte entre as unidades de atendimento inicial e os hospitais de referência.

O protocolo estabelece procedimentos diferenciados para esses casos, desde o atendimento da ligação, passando pela regulação do médico, o envio da equipe, o transporte, até a disponibilização da vaga para acolhimento nas unidades de referência, que são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o Hospital Municipal Pedro I.

Para isso, os socorristas do Samu vão utilizar um macacão impermeável, máscaras, óculos e luvas diferenciados. O protocolo também estabelece a desinfecção das ambulâncias após o atendimento e o descarte extremamente cuidadoso dos materiais utilizados no atendimento.

“Esse padrão de atendimento está sendo implantado com o objetivo de diminuir ao máximo o risco de infecção das equipes de socorro e de evitar a proliferação do vírus. É uma medida de prevenção”, explicou o Diretor Técnico do Samu-CG, Dr. Ismael Kim, responsável pela elaboração do protocolo.

Além dessa medida, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou capacitação com todos os profissionais da rede de atenção primária, da média e da alta complexidade. As UPAs foram equipadas e os profissionais treinados para receber os casos suspeitos e o Hospital Municipal Pedro I foi preparado com leitos de UTI e observação. Até o momento, Campina Grande tem apenas um caso suspeito registrado.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB inicia hoje campanha do Dezembro Vermelho, de combate ao HIV/Aids

Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, nesta terça-feira (1º), a campanha Dezembro Vermelho, mês da conscientização e combate ao HIV/Aids. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, as…

Covid-19 já estava nos Estados Unidos antes do surto na China, diz estudo

Uma nova pesquisa feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) revelou indícios de que o novo coronavírus já estava presente nos Estados Unidos…