A Paraíba o tempo todo  |

Quedas lideram atendimentos no fim de semana nos Traumas de CG e JP

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 420 pessoas durante o fim de semana. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (21) até as primeiras horas desta segunda-feira (23). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período, seguidos dos acidentes de moto.

De acordo com o levantamento realizado, dos 420 atendimentos, 87 foram para as pessoas vítimas de queda e 63 pessoas foram atendidas por causa de acidentes de moto. Outros casos de emergência socorridos na unidade de saúde foram acidente de automóvel (oito), agressão física (quatro), deglutição de corpo estranho (vinte). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Segundo o relatório, o município de Campina Grande registrou 24 acidentes de motos nesse fim de semana, seguido por Alagoa Grande, Alagoa Nova, Esperança, Fagundes, Ingá, Lagoa Seca, Matinhas, Pocinhos, Puxinanã e Queimadas, todos com dois casos cada.

A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.

EM JOÃO PESSOA

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 268 atendimentos, sendo que 111 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 59 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h do sábado (21) até às 23h59 do domingo (22).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 76 casos, seguidas por 65 acidentes de moto. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (27), trauma (seis), acidente de bicicleta (10), acidente de automóvel (seis), atropelamento (quatro), agressão física (quatro), arma de fogo (quatro), arma branca (dois), queimadura (quatro) e choque (dois). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (11) e Acidente Vascular (quatro).

O bairro do Valentina lidera os atendimentos com 16 entradas, seguido por Mangabeira (11), Cruz das Armas (sete), Cristo (sete) e Mandacaru (seis). Já em relação aos municípios, Bayeux lidera com 15, na sequência vêm Santa Rita (14), Cabedelo (sete), Mamanguape (sete) e Pedras de Fogo (quatro).

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe