A Paraíba o tempo todo  |

Queda de 70% nas doações de sangue por conta do novo coronavírus obriga Hemocentro da Paraíba a fazer apelo à população

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o estoque de sangue existente no Hemocentro da Paraíba, caiu mais de 70%. Para repor o estoque e continuar salvando vidas, a direção da instituição reforçou um apelo a população para continuar doando sangue com as devidas precauções. A finalidade é garantir o abastecimento das unidades de saúde.

Para se ter ideia da queda, em apenas um dia essa semana, apenas 44 doações foram realizadas, quando em dias normais seriam contabilizadas cerca de 180 doações.

“Nosso estoque está crítico e precisamos contar com apoio da população nesse momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19). A doação de sangue não pode parar, pois sabemos que as cirurgias cardíacas, os procedimentos oncológicos e os casos de urgência e emergência continuam. Precisamos ter sangue para fornecer aos hospitais.

Para facilitar a doação, o Hemocentro disponibilizou um número de telefone para o agendamento da doação”, ressaltou a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha.
Pelo número (83) 3133-3473 (WhatsApp), os doadores podem agendar a doação para qualquer dia e horário de funcionamento da instituição.

Para doar é preciso portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos – pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe).
É importante salientar que a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Também é preciso estar bem alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior – no mínimo seis horas, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Demais critérios são avaliados em uma entrevista individual (triagem clínica) que antecede a doação.

Em relação à prevenção contra a transmissão do Coronavírus, a diretora-geral do Hemocentro destacou que foram reforçadas as medidas de segurança, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde.

O Covid 19 também afetou o Hemocentro de Campina Grande que sofre redução de doadores de sangue.
A coordenadora da órgão, Elília Pombo, afirmou em entrevista que os estoques de sangue estão diminuindo pela falta de doadores nestes tempos de combate ao avanço do coronavírus.

Segundo Elília, algumas medidas, como fornecimento de álcool em gel, já estão em vigor no Hemocentro. Na entrevista, a coordenadora ressaltou a importância de alguns cuidados a serem tomados pela população.

– De ontem pra cá, já aconteceu uma diminuição na quantidade de doações, mas a demanda dos hospitais não vai diminuir. Nós sabemos da situação atual, e por isso recomendamos que as pessoas devem evitar ir em grupos, evitar as aglomerações, e indico que liguem para o Hemocentro para saber sobre o fluxo de pessoas – afirmou.
O horário de funcionamento do Hemocentro não sofreu alterações, em termos de horários e atendimento.
Para mais informações o Hemocentro disponibiliza os seguintes números:(83) 3344-5481, (83) 3344-5475 e (83) 3344-5480

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe