A Paraíba o tempo todo  |

Projeto do IFPB promove ressocialização de ex-dependentes químicos

Ressocialização, capacitação profissional e sustentabilidades são as temáticas que permeiam o trabalho desenvolvido por servidores e estudantes do Curso de Química do IFPB Campus João Pessoa no Projeto Limpando Minha Cidadania. O trabalho é feito com dependentes químicos em recuperação, da ONG Missão Braços Abertos Paraíba e consiste na capacitação profissional por meio da produção de material de limpeza artesanal.

O projeto é coordenado pela professora Maria das Graças Negreiros, tem como orientadora a técnica em laboratório Janainy Gomes e conta com os estudantes de Química Alisson de Lima e Joana Marta de Almeida, como voluntários.

Dez internos da ONG participam do projeto para aprender o processo de fabricação de sabão artesanal, desinfetante e sabonete, a partir do óleo de cozinha usado. Além da ressocialização, o trabalho pode levar os participantes a desenvolverem o empreendedorismo, possibilitar a geração de renda, trabalho, consciência ambiental, inclusão social e sustentabilidade econômica.

Somado a todos esses benefícios, o projeto também vai contribuir com instituição, pois parte do material produzido poderá ser utilizado nos serviços de limpeza prestados nas unidades da ONG Missão Braços Abertos, que trabalha na recuperação de dependentes químicos. O projeto também educa para a sustentabilidade, ao fazer a reciclagem do óleo de cozinha usado, que seria descartado indevidamente na natureza, como matéria-prima para a produção de sabão artesanal e desinfetante.

Para Adriano Pedro, um dos participantes da capacitação, o aspecto mais importante do projeto é de obter conhecimento, já que não há muitas oportunidades profissionais para ex-dependentes químicos. “Graças à Missão Braços Abertos, que nos tirou da vida de dependência química, e a realização desse projeto junto com o IFPB, nós estamos chegando ao ponto de voltar ao nosso convívio com a família e com a sociedade”, frisou.

A coordenadora do projeto, professora Maria das Graças Negreiros também reforça que a capacitação traz a possibilidade efetiva de geração de renda. O estudante Alisson Xavier ressalta que a equipe utiliza metodologia ativa e usa materiais do cotidiano, como baldes e copos, tudo isso para facilitar a aprendizagem. “Nosso objetivo é trabalhar o empreendedorismo solidário, para que eles possam disseminar no projeto e vender para a comunidade”, explicou. Segundo o discente, a ideia é dar continuidade ao projeto em outras comunidades, uma delas será a Casa dos Artistas, em Bayeux.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe