A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), durante sessão remota nessa quarta-feira (22), aprovou matéria do deputado estadual Wilson Filho que estabelece “Fila Zero” nos hospitais públicos e privados da Paraíba, quando houver decretação de estado de calamidade pública em razão de epidemias, pandemias e endemias.

“Temos que nos preparar para atender todos os pacientes, no caso de 100% da ocupação [da rede pública]. Por isso, queremos garantir, com esse projeto, que os pacientes de leitos públicos sejam transferidos para hospitais privados do Estado, com aviso prévio. Isso ajudará a salvar vidas”, explicou o parlamentar.

O texto aprovado por unanimidade proíbe que as unidades de saúde, conveniadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), se recusem a atender pacientes acometidos de doença originária de epidemias, pandemias ou endemias, enquanto durar a decretação de estado de calamidade pública decorrente da doença.

O projeto de lei, protocolado sob o número 1603/2020, segue para a sanção do governador João Azevêdo (Cidadania) para entrar em vigor.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB tem mais de 13 mil casos confirmados de Covid-19 e registra mais 14 mortes

Segundo último boletim Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, sobre casos confirmados de coronavírus, divulgado na noite de ontem (30), o estado ultrapassou a marca de 13 mil casos…

Paraíba registra primeira morte de detento por Covid-19

A Paraíba registrou a primeira morte de detento por Covid-19. O paciente cumpria pena no Presídio Romero Nóbrega, localizado em Patos. Ele estava internado no Hospital Metropolitano de Santa Rita,…