A Paraíba o tempo todo  |

Programa Opera João Pessoa transforma saúde de pessoenses que aguardavam por cirurgias

Reduzir a fila de espera e diminuir o sofrimento de pessoas que aguardavam por cirurgias eletivas há anos. Este é o objetivo do programa Opera João Pessoa, iniciativa exitosa da Prefeitura da Capital, que vem transformando a saúde de pessoenses desde o início de 2022. O programa abrange diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia, cirurgia vascular e pediatria.

O pequeno Heitor Kauê, de 3 anos de idade, foi um dos beneficiados pelo programa e passou por uma cirurgia de fimose, a qual a família aguardava há mais de dois anos e vinha sendo adiada por conta da pandemia da Covid-19. “Quando ele ainda tinha 1 ano, eu já procurei a unidade de saúde em busca dos encaminhamentos necessários para dar entrada na cirurgia, mas aí veio a pandemia e acabou sendo adiada”, contou Lucian Expedito, pai da criança.

Ele relembrou o momento em que a família, moradora do bairro do Cristo, recebeu o telefonema informando que a cirurgia de seu filho finalmente seria realizada. “Nós ficamos mais aliviados, pois já esperávamos há muito tempo e Heitor sempre reclamava de dor quando urinava”, disse.

O procedimento foi realizado com sucesso, no último mês de julho, no Hospital Municipal Valentina (HMV), referência no atendimento pediátrico. “Toda a equipe foi muito boa e ele está sendo acompanhado pelo médico. Já fizemos um retorno e temos mais um marcado para a próxima semana. Graças a Deus deu tudo certo e meu filho não sente mais dor quando urina”, comemorou o pai de Heitor.

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) também está entre as unidades hospitalares que estão realizando procedimentos dentro do programa, dentre eles, a cirurgia de hérnia umbilical do motorista Edson Alves Diniz, 60 anos, morador do bairro de Mangabeira. “Já consigo perceber mudanças após a cirurgia. Posso dizer que minha saúde melhorou, porque antes sentia muitas dores, que acabava me impedindo de fazer algumas coisas e agora não sinto mais”, disse.

Assim como Edson, o estudante Luiz Thiago Lacerda, 22 anos, também foi atendido no HMSI, passando por uma cirurgia de hérnia inguinal, há menos de um mês. Ele conta que o problema lhe causava dores, mas está tendo uma boa recuperação após o procedimento. “É um programa muito bom por dar oportunidade às pessoas que precisam fazer cirurgia”, elogiou.

Opera João Pessoa – O programa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos.

Na primeira fase do programa, a Secretaria de Saúde de João Pessoa realizou um cadastro dos usuários da rede municipal que aguardavam por cirurgias eletivas. Para isso, equipes da Central de Regulação do Município visitaram unidades de saúde da família (USFs) dos bairros mais populosos da Capital para cadastrar as pessoas que necessitavam, fazendo os encaminhamentos necessários.

Em parceria com o programa Opera Paraíba, do Governo do Estado, o Opera JP segue realizando cirurgias em diversas especialidades no Hospital Santa Isabel, Hospital do Valentina, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe