A Paraíba o tempo todo  |

Profissionais discutem as interfaces do trabalho do psicólogo

 

 

VI Simpósio de Psicologia Hospitalar

do HT será realizado na quarta-feira (25)

 

 

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), referência na Paraíba no atendimento de alta complexidade, oferece aos seus usuários não apenas uma completa assistência ambulatorial-cirúrgica. A direção da unidade tem o compromisso social na prestação de uma ação integral e, por isso, desenvolve um trabalho voltado também para a saúde mental de seus pacientes, familiares e servidores.

A médica Aleuda Nágila, diretora Técnica do HT, explicou que a assistência prestada na unidade leva em consideração a saúde do usuário como um tudo, onde se aplica conhecimentos e técnicas de maneira coordenada e sistemática, visando à melhora integral do paciente. “O Hospital de Trauma possui uma equipe multiprofissional, que atua nas mais diferentes áreas. Além da prestação do serviço no que diz respeito a enfermidade física, nos cuidamos também da saúde mental. É o ato de cuidar como um todo, trabalho esse que segue a linha da promoção da humanização proposta pelo Ministério da Saúde”, enfatizou Aleuda.

Para que esse trabalho venha a ter resultados ainda mais positivos e produtivos, a coordenação de Psicologia da unidade realiza na próxima quarta-feira (25), o ‘VI Simpósio de Psicologia Hospitalar do HT’. O encontro acontece durante todo o dia no auditório Arquiteta Jussara Dantas, no próprio hospital. Este ano, o evento tem como tema ‘As Interfaces do trabalho do psicólogo no hospital de urgência e emergência’.

A coordenadora de Psicologia, Maria Gorete de Rezende, explicou que o evento visa abordar as nuances do trabalho do psicólogo hospitalar na dinâmica de um hospital de urgência e emergência. “Espera-se desta forma, favorecer o diálogo entre os profissionais de saúde mental e redefinir as possibilidades de atuação do psicólogo no contexto hospitalar”, definiu Gorete.

Além do enfoque voltado para a atuação junto ao paciente e seus familiares no hospital, o simpósio se propõe a debater a saúde mental dos profissionais que lidam com estes pacientes, trazendo informações sobre a Síndrome de Burnout, definida como um tipo de estresse ocupacional. “Pelas peculiaridades do trabalho do profissional de saúde, segundo estudos, estes estão mais propensos a desenvolver os sintomas característicos da síndrome”, afirmou a coordenadora.

O público presente ao simpósio terá a oportunidade de participar de rodas de diálogos onde serão discutidos assuntos como à saúde do trabalhador; profissionais de saúde e o estresse: como vai o cuidador?; a Síndrome de Burnout em médicos de uma unidade de terapia de queimados; o psicólogo enquanto agente captador na Central de Transplante, entre outros.

 

Inscrições estão abertas

 

Os profissionais e estudantes interessados em participar do simpósio devem entrar em contato através dos seguintes telefones: 3216-5762; 8896-7487 ou 9372-6005, ou até mesmo encaminhar um e-mail para [email protected]. Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas.

Atualmente, a equipe de psicólogos que atua no Hospital de Trauma é formada por 31 profissionais. Outros sete prestam serviço diretamente na Central de Transplante da Paraíba. Entre outras funções, eles são responsáveis em ajudar no processo de adaptação e recuperação do paciente internado; atuam também como consultor, ajudando outros profissionais a lidarem com o paciente e diretamente com o paciente, no que diz respeito em receber as vítimas de violência sexual, física ou doméstica, acolher crianças ou adolescentes em situação de vulnerabilidade e até mesmo acompanhar parentes em casos de óbitos. Tudo essa ação desenvolvida contribui de forma significativa para a promoção de saúde, onde o trabalho do psicólogo é especializado no que se refere ao restabelecimento do estado de saúde do doente e controlar dos sintomas que prejudicam seu bem-estar.

 

 

Programação do evento

 

Manhã

8:00 – Credenciamento

8:30 – Abertura

9:00 – Palestra: ‘Profissionais da área de saúde e a Síndrome de Burnout – o estresse que consome’. Profª. Drª. Jaqueline Brito (Psicóloga clínica hospitalar)

10:00 – Coffee break

10:30 – Roda de diálogos: “Cuidando do profissional de saúde”

• A saúde do trabalhador – Dr. Fernando Eduardo Dias (Médico coordenador do SESMT do HT)

• Profissionais de saúde e o estresse: como vai o cuidador? – Aline Agustinho (psicóloga do HT e do IMIP- Recife)

• O fogo que nos consome: Síndrome de Burnout em médicos de uma unidade de terapia de queimados – Lidiane Dornelas (Fisioterapeuta do HT)

• Síndrome de Burnout em médicos da emergência do HT – Bruno Barbosa

(Biomédico e estudante de medicina)

• Síndrome de Burnout em enfermeiros do estado da Paraíba – Prof. Jamilton Alves Farias (Enfermeiro e Doutorando em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Salamanca – Espanha) Mediadora: Magdeliny Lima (psicóloga do HT)

12:00 – Almoço

 

 

Tarde

 

14:00 – Palestra: ‘O Trabalho do psicólogo na equipe interdisciplinar: relação e

atuação’. Marcos Andrade (Mestre em psicologia clínica e psicólogo clínico hospitalar – Recife)

15:00 – Coffee break

15:30 – Roda de diálogos: ‘As interfaces do trabalho do psicólogo no hospital de urgência e emergência’

• O fazer do psicólogo no HETSHL – Maria Gorete de Rezende (Coordenadora do setor de psicologia do HT)

• O Psicólogo na CIHDOTT – Josenilda do Nascimento (Psicóloga do HT)

• O psicólogo enquanto agente captador na Central de Transplante – Rita de Cássia Calado (Psicóloga da Central de Transplante do Estado da Paraíba)

• O trabalho no ambulatório de pré e pós-transplante: a construção de uma proposta. Florinalva Barbosa (Psicóloga clínica hospitalar). Mediadora: Guiomar Ferreira (psicóloga do HT)

17:00 – Encerramento.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe