A Paraíba o tempo todo  |

PMCG busca parcerias para resolver problemas de superlotação do Isea

A superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Instituto Elpídio de Almeida (Isea) e a escassez de pediatras foram discutidas na tarde desta quarta-feira (30), na 1ª delegacia do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em Campina Grande.  Representantes do CRM-PB, Ministério Público, Prefeitura e diretores do hospital debateram soluções para melhorar o atendimento na unidade de saúde.

Conforme o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, a prefeitura se comprometeu em ampliar o número de leitos, com a abertura de uma unidade semi-intensiva e fazer um chamamento público para a contratação de médicos neonatologistas. “Sugerimos que o Ministério Público e a Prefeitura assinem um Termo de Ajustamento de Conduta que permita a contratação desses profissionais por outras modalidades também, a exemplo de cooperativas. Outra alternativa é a ampliação da carga horária dos profissionais já concursados, aumentando de 20 horas para 40 horas”, afirmou. Ele ainda acrescentou que estes problemas do Isea são antigos e que o CRM-PB tem acompanhado com preocupação.

Após a reunião, o presidente do CRM-PB e o vice, Antônio Henriques, foram ao Isea, constatar in loco a situação do hospital. “A unidade de saúde tem uma UTI projetada para receber 10 recém nascidos, mas estava com 17 pacientes hoje à tarde. Para dar assistência a todos esses bebês, havia apenas uma médica pediatra escalada. Isso vai contra todas as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde”, completou Roberto Magliano de Morais.

Participaram presencialmente da reunião na delegacia do CRM-PB, além do presidente e do vice, o secretário de saúde de Campina Grande, Felipe Reul, e a diretora técnica do Isea, Thaise Villarim. De forma remota, debateram com os presentes, a promotora Adriana Amorim, a procuradora do Trabalho Marcela Asfora, o secretário de Administração Diogo Flávio Batista, a coordenadora da UTI Neonatal do Isea Tereza Raquel e a médica pediatra e membro da Comissão de Ética Médica do Isea Lourdes Jacinto.

 

Formato Assessoria de Comunicação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe