A Paraíba o tempo todo  |

Pesquisador da UFPB estuda níveis de hormônios da tireoide em pacientes com Covid-19

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O doutorando Fabyan Esberard de Lima Beltrão, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolveu uma pesquisa acerca dos níveis de hormônios da tireoide durante a internação hospitalar em pacientes graves com Covid-19. O estudo apontou que os hormônios tireoidianos podem ser usados como poderosos biomarcadores para mortalidade por Covid-19.

O pesquisador chegou a essa conclusão ao constatar que um terço dos pacientes que participaram da amostra apresentou alguma disfunção da tireoide durante o internamento.

Os resultados foram publicados na revista americana Thyroid, que está entre as publicações mais importantes sobre pesquisas relacionadas ao assunto.

Fabyan Esberard de Lima Beltrão acompanhou, durante quatro meses, mais de 250 pacientes internados por Covid-19, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado na cidade de Santa Rita, nos quais realizou diversos exames laboratoriais para avaliar a função tireoidiana e os hormônios relacionados a obesidade e diabetes. Os dados demonstram, portanto, a importância da avaliação precoce da função tireoidiana em pacientes hospitalizados com Covid-19.

Fabyan Esberard conta que o estudo foi finalizado no ano passado, mas que, atualmente, está realizando em paralelo análises genéticas e estatísticas relacionados a outros marcadores biológicos como diabetes, obesidade, Vitamina D, entre outros.

Por ser um estudo prospectivo, no qual o pesquisador acompanha um número de pacientes considerável por um determinado período de tempo para observar um ou mais desfechos, a pesquisa tem potencial para se tornar uma das principais referências nos estudos relacionados aos hormônios da tireoide e a Covid-19, em nível internacional.

A pesquisa foi orientada pela Profa. Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves, do PPGCN, e foi coordenada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires pelo pesquisador, que também é médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Por enquanto, o acesso ao artigo é pago, mas o resumo está disponível para leitura.

PB Agora

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      2
      Compartilhe