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Pesquisa revela satisfação com a Maternidade de Patos

 O balanço trimestral de atividades da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de
Patos, referente aos meses de junho, julho e agosto deste ano, e que marcam
os três primeiros meses de atuação do Instituto Gerir à frente da
administração daquela unidade de saúde, mostram que a maternidade teve uma
melhoria significativa em termos de diagnóstico terapêutico, gestão de
recursos humanos, de rotinas administrativas, de protocolos de serviços e,
principalmente, de atendimentos neste período. Além dos dados apresentados
pelo Instituto, outro indicador também demonstra essa percepção de
melhoria.Trata-se de uma pesquisa de opinião realizada junto a pacientes e
acompanhantes no mês de agosto.

O levantamento interno mediu o grau de satisfação das pacientes com o
atendimento oferecido na maternidade. Das 314 entrevistadas, 184 pessoas –
ou seja, 58% do grupo – consideraram o atendimento médico realizado como
excelente e 37% consideraram bom. Contabilizando esses dois indicadores,
chega-se a um patamar de 95% de satisfação com o atendimento médico
recebido.

Os atendimentos de recepção, enfermagem e de acolhimento, também foram
avaliados e obtiveram o título de “excelente” da maioria das entrevistadas.
A Enfermagem obteve resposta excelente de 61% dos entrevistados e o índice
bom de 34%. Como os indicadores ‘excelente’ e ‘bom’ atestam satisfação das
pacientes, o atendimento de Enfermagem da maternidade alcançou um índice de
aprovação de 95% das entrevistadas. No item acolhimento, as respostas
também foram bem positivas, tendo as pacientes classificando a forma como
foram acolhidas com 60% de ‘excelente’ e 37% ‘bom’, perfazendo um índice de
97% de satisfação. A recepção obteve um índice de 59% de ‘excelente’ e 40%
de ‘bom’, contabilizando nestes dois indicadores um grau de satisfação que
atingiu 99%.

As Instalações físicas e limpeza da maternidade também foram consideradas
na pesquisa. Quanto a limpeza, 175 (56% dos entrevistados) disseram ser
“excelente”, enquanto 126 (40%) afirmaram ser “bom”. Totalizando esses
dois indicadores, chega-se a um patamar de 96% de satisfação. As
instalações físicas foram avaliadas por 164 pessoas (52%) como ‘excelente’
e por 129 entrevistados (41%) como ‘boa’, contabilizando um índice de 94%
de satisfação das pacientes nesse item.

Para o superintendente executivo do Instituto Gerir, Edsamuel Araújo, tanto
os indicadores de melhoria, quanto o resultado da pesquisa, refletem um
novo momento que passa a maternidade. “Neste pouco tempo que estamos à
frente da administração da maternidade, imprimimos um ritmo de trabalho e
adotamos procedimentos internos que nos permitiu melhorar os indicadores,
os serviços e também o atendimento, cumprindo o nosso principal objetivo
que é o de racionalizar os recursos, aperfeiçoar os serviços e humanizar,
ainda mais, o atendimento à população”, destaca o superintendente do
Instituto Gerir.

 

Ascom

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