Por pbagora.com.br

A Paraíba é o primeiro Estado a respeitar a Lei 13.977/20, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo. O serviço é prestado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador com Deficiência (Funad) e funciona no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAD), nos dois turnos.

A instituição já faz emissão da carteira de passe livre para pessoas com deficiência, mas o modelo agora é específico, com informações ampliadas e destinado à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A Funad é referência no atendimento à pessoa autista na Paraíba e o Governo do Estado tem ampliado as ações de assistência aos usuários com esse transtorno.

O documento de identificação é emitido na hora da solicitação e é gratuito. Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, o serviço visa simplificar o acesso das pessoas com transtorno do espectro autista nos diversos serviços e garantir a inclusão delas em todos os setores da sociedade. “Além de prestar assistência na Funad, o Governo do Estado quer garantir que a vida da pessoa autista seja plena e digna, sem entraves, garantindo, de fato, a inclusão e respeito”, completou.

Com a nova carteira, o Governo da Paraíba assegura às pessoas com TEA, atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para ter acesso, as famílias devem apresentar o laudo do SUS com a identificação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), além de foto 3×4; RG; CPF; comprovante de residência; tipo sanguíneo e cartão do SUS. É exigido também o nome completo, documentos de identificação, endereço, telefone e e-mail da pessoa responsável.

 

Secom

Notícias relacionadas

Vereadora da oposição anuncia visita a Unidades de Saúde de CG

A vereadora oposicionista, Maria de Fátima Melo da Silva, popularmente conhecida como Dona Fátima (PODEMOS), anunciou que vai realizar uma série de visita em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS),…

Hospital Santa Isabel ganha mais dez leitos de UTI Covid-19, em JP

Com a pandemia se agravando em João Pessoa, o Hospital Santa Isabel ganhou mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid-19) para atender os pacientes da Capital. O…