A Paraíba o tempo todo  |

Covid-19: profissionais da saúde da PB orientam mulheres grávidas

Diante da pandemia de Covid-19, doulas, enfermeiras obstetras e parteiras têm relatado o crescimento da procura de gestantes pelo parto domiciliar. No entanto, especialistas consultados pelo portal relatam um projeto inovador o ‘Fale com a Parteira PB’, formado por 24 profissionais de saúde entre enfermeiras obstétricas, enfermeiros generalistas, acadêmicos de enfermagem e doulas que realizam atendimento por WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, trabalho de parto, gestação e puerpério (resguardo).

Entre os motivos que levam famílias a considerarem essa possibilidade está o medo: de contágio, do grande volume de doentes nos hospitais, da falta de equipamentos e leitos em unidades de saúde, ou das notícias recentes sobre casos de restrição à entrada de acompanhantes em maternidades.

Na opinião da coordenadora e professora, Waglânia Freitas, o projeto na Paraíba, resguarda-se nas orientações dadas em casos suspeitos por coronavírus em gestantes, onde é feita conforme um protocolo de perguntas e respostas. “Fazemos perguntas como por exemplo: se ela está com falta de ar, se teve febre, qual medicação está tomando. A partir destas perguntas, construímos um raciocínio clínico. Se ela tiver sintomas leves (coriza, dor de garganta, não tem falta de ar, febre regular) a recomendação é ficar em casa, sendo acompanhada e isolada dos familiares. Se ela estiver ofegante, com falta de ar e febre que não regride fácil, recomendase ir à Maternidade Frei Damião, o hospital de referência para gestante suspeita de Covid-19”, disse.

Já de acordo com a enfermeira obstetra e voluntária Christyna Andrade, as gestantes têm ficado apreensivas pela ausência dos exames de rotina e consultas, pois o atendimentos do pré-natal nas Unidades da Saúde da Família estão suspensos. “Elas ficam muito aflitas porque estão há um mês sem consulta. Então, para esclarecer estas dúvidas criamos este grupo de WhatsApp para tranquilizá-las para que não tenham que ir ao hospital desnecessariamente”, disse.

Para ter acesso ao grupo siga as seguintes orientações:

Acesse o instagram: @falecomaparteira.pb

Entre no grupo de WhatsApp pelo link disponibilizado na bio do instagram

Escreva: preciso de informação

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe