A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba tem o maior número de casos de zika do Brasil

A Paraíba tem maior número de casos de zika do Brasil em 2021, aponta Ministério da Saúde. O Estado registrou 1.335 casos de zika em 2021, doenças causadas pelo Aedes aegypti, asegundo dados do Ministério da Saúde.


O número representa um aumento de 345% no estado, se comparado ao mesmo período de 2020, quando foram notificadas 300 ocorrências da doença. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30).

Em relação a outras arboviroses, a chikungunya teve também um número significativo no estado. Com, 9 mil casos, a Paraíba ficou em terceiro lugas no ranking do país para mais registros da doença.

Ainda nesta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde do Estado (SES) divulgou o boletim epidemiológico de arboviroses mais recente, e os números ultrapassam os apresentados pelo Ministério da Saúde. Conforme a SES, nesta 46º semana epidemiológica (até o dia 26 de novembro), foram notificados 1.454 casos prováveis em 2021, sendo pelo menos 100 casos contabilizados no último boletim.

Em relação à chikungunya, foram notificados 9.437 casos prováveis em 2021, sendo mais de 640 casos nas últimas quatro semanas. O maior número segue sendo nos casos de dengue, com 14.346 notificações até o momento. Esse total representa um crescimento de mais de 1.100 casos prováveis da doença nas últimas quatro semanas.

Segundo a SES, esse aumento dos casos pode ser a atribuído a uma baixa notificação por parte dos municípios em 2020, causada pela pandemia de Covid-19.

Um trabalho consistente de vigilância com os municípios, o lançamento de agendas técnicas periódicas e um reforço sobre a importância da notificação por parte das prefeituras vem sendo feito, conforme a SES.

Além disso, visitas domiciliares de agentes de combate a endemia e de agentes de saúde, para orientar a população, e a elaborações de planos de contingência municipais estão sendo feitos.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe