A Paraíba o tempo todo  |

Covid: PB se aproxima das 3 milhões de doses aplicadas, e secretário destaca importância da imunização

A Paraíba se aproxima da marca de aplicar 3 milhões de vacinas contra a Covid-19, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Esta semana, o Estado ultrapassou a metade da população vacinada contra a Covid-19, pelo menos com a aplicação da primeira dose. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é vacinar todos os paraibanos com a primeira dose até outubro, e concluir o ciclo vacinal em dezembro.

A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada no dia 19 de janeiro de 2021 e até o momento, mais de 2,8 milhões de paraibanos já foram imunizados, o que corresponde a 70% da população.

Ao todo, foram vacinadas 2.992.762 pessoas, sendo 2.081.232   com a aplicação da primeira dose, e  841.530 completaram os esquemas vacinais. Desses, 779.569  tomaram as duas doses e 61.944 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 3.382.275 doses de vacina aos municípios.

Apesar do largo avanço da vacinação contra Covid-19 em todo o estado, o Secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, destacou a importância da campanha alcançar o mais rápido possível, os demais paraibanos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. Geraldo Medeiros lembrou que a SES tem montado uma grande logística para receber, armazenar, distribuir e aplicar os imunizantes, mantendo a campanha em ritmo acelerado.

“Mais de 800 mil paraibanos ainda aguardam a chegada de doses que possam integralizar a cobertura vacinal da população adulta no estado. Esse é um dado preocupante que reforça a necessidade das medidas de profilaxia que ainda são a maneira mais eficiente de prevenir a contaminação, diante da cobertura vacinal incompleta. Usem máscara, não se aglomerem e mantenham a higiene das mãos”, conclamou o secretário.

Atualmente, a vacinação segue o critério por idade, com a meta de vacinar a toda a população paraibana entre 18 e 59 anos. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a proteção da vacina, aliada aos cuidados pessoais, já dá sinais de melhora da pandemia no estado, o que se reflete na menor ocupação de leitos dedicados ao tratamento do vírus, como diminuição no número de novos casos.

“Estamos começando a ver sinais de melhora na pandemia, mas a população não pode se descuidar, sendo preciso se vacinar e tomar a segunda dose no tempo oportuno. Temos uma nova variante em circulação no país, que ainda não chegou à Paraíba, mas que tem um potencial de alta transmissibilidade e nós precisamos ainda mais proteger os paraibanos, por meio da vacina e de todas as medidas não farmacológicas já conhecidas, como o uso de máscaras”, frisou o secretário

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe