A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba registra 17 transplantes renais no primeiro trimestre, número ultrapassa total de 2021

O número de transplantes renais realizados este ano, na Paraíba, já é maior que o registrado em 2021. Enquanto no ano passado foram 14 transplantes de rins, este ano o estado já contabiliza 17. Foram dois em janeiro, oito em fevereiro e sete em março.

“Esse dado não é só mais um número, ele representa a mudança na vida do paciente e de seus familiares. Por isso que nossa missão é buscar incansavelmente pela autorização das famílias. Cada ‘sim’ pode transformar a vida de até cinco pessoas aqui na Paraíba”, destaca a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Fundamentais para o funcionamento do corpo, os rins têm como função básica filtrar o sangue e auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Por ser em par, os rins podem ser doados após o falecimento e também em vida, já que a função renal pode ser mantida por um único rim, sem que isso cause prejuízos à saúde do doador.

O transplante renal é recomendado para pacientes com insuficiência irreversível, normalmente provocada pelo avanço de uma doença renal crônica.

Em números absolutos, o país ocupa a terceira posição mundial entre os maiores transplantadores de rim. No ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados 4.828 procedimentos do tipo. No Brasil, a estimativa é de que existam mais de dez milhões de pessoas com doenças renais.

Ainda aguardam na fila de espera por um transplante renal na Paraíba 185 pessoas.

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe