Ainda enfrentando uma batalha contra o Covid-18, a Paraíba recebeu, nesta segunda-feira (22), os 84 ventiladores pulmonares adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde para ampliação de leitos de UTI1. Os equipamentos estavam retidos pelo Ministério da Saúde desde o mês de março. Desta forma, a Paraíba poderá concluir todo o plano de expansão de leitos previsto no Plano Estadual de Contingência para o Covid-19.

Foram investidos R$ 4,3 milhões na compra dos equipamentos, porém foram requisitados de forma administrativa pelo Ministério da Saúde, para atender aos estados em situação crítica e só após ação do Ministério Público Federal foi determinada a entrega para o Governo da Paraíba.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, destacou que “nenhum paciente paraibano ficou em lista de espera aguardando leito de UTI. Isso demonstra a eficiência do plano de contingência, criado ainda no fim de janeiro, nos primeiros indícios que a pandemia atingiria o nosso estado”. O Plano Estadual de Contingência para o Covid-19 prevê a criação de 425 leitos de UTI em hospitais de gestão estadual, municipal e federal.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Covid-19: profissionais de comunicação da Capital terão direito a vacinação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou requerimento que insere no grupo prioritárias de pessoas com a vacinação contra H1N1 e influenza jornalistas e profissionais da comunicação que estão…

Pandemia faz Samu receber mais ligações na Capital; 12% são trotes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa realizou aproximadamente 6.900 atendimentos, no mês de junho. Conforme levantamento do setor de Estatísticas do Samu, entre os atendimentos…