A Paraíba o tempo todo  |

Com mais de 50 cidades envolvidas, Paraíba realiza neste sábado, “Dia D” contra a gripe Influenza

Com a meta de vacinar 1,5 milhão de paraibanos, a Paraíba realiza neste sábado (10) o Dia D da vacinação contra a Influenza. Mais de 50 cidades paraibanas vão participar da vacinação contra a gripe. A 23ª campanha acontece simultânea à imunização a Covid-19.  No entanto, entre a aplicação de uma dose e outra  dos imunizantes, deve haver um tempo de 15 dias. 

A Paraíba encontra-se na terceira fase de vacinação contra a gripe, na qual os grupos prioritários são compostos de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas

 O objetivo é ampliar a cobertura vacinal atingindo a meta de 1.507.993 paraibanos imunizados. Em João Pessoa, poderão se vacinar os grupos prioritários, compostos de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Nas outras cidades que vão realizar o ‘Dia D’, a população deve se informar com as secretarias municipais de Saúde, para saber quais grupos serão vacinados. Os usuários podem se dirigir ao posto mais próximo para receber o imunizante de dose única. Todos os municípios já foram autorizados a vacinar a população com 6 meses ou mais.

,
Alguns municípios paraibanos optaram pela realização nesta sexta-feira (9), a exemplo de Mãe D ́água, Brejo do Cruz, Natuba, São Sebastião do Umbuzeiro e São José dos Cordeiros. Já os municípios de São Miguel de Taipu e Pilar, optarão pela mobilização no domingo (11).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é importante que os municípios se organizem para receber a população neste sábado com segurança e obedecendo os protocolos de distanciamento, em virtude da pandemia da Covid-19. O chamado Dia “D” tem a finalidade de ampliar a cobertura vacinal da influenza, também conhecida como a vacina da gripe.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a meta é vacinar 1.507.993 paraibanos, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, de acordo com os grupos do Plano Nacional de Imunização (PNI). A SES estimula que os municípios realizem a vacinação de domingo a domingo, com estratégias de acordo com a realidade do território.
Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a adesão  da população à vacinação contra a gripe é fundamental.

A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal apresenta poucas contraindicações. Pessoas com quadro febril agudo devem adiar a administração da dose. Pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha apresentam a única contraindicação real.

Há um alerta para quem se vacinou contra a Covid-19: essas pessoas deverão respeitar um intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas do calendário vacinal, inclusive a desta campanha, que previne contra a influenza.

Composta por vírus inativado, a vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe