A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba realiza nesta quarta-feira, Dia C de imunização contra a Covid-19

Com baixo índice de vacinação de crianças contra a Covid-19, e Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza durante toda esta quarta-feira (16), o ‘Dia C’ de imunização em toda a Paraíba. Até o momento, pouco mais de 5% das crianças entre 5 e 11 anos, foram vacinadas no Estado.

O objetivo deste chamado “Dia C,” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças. O secretário de saúde Geraldo Medeiros declarou que a Paraíba já distribuiu, aproximadamente, 240 mil doses pediátricas para os municípios paraibanos, mas que, de fato, percebe uma dificuldade para aderir à imunização.

No entanto, para tentar resolver a baixa procura, a Secretaria de Estado da Saúde elaborou um plano para criar o Dia C de Vacinação contra a Covid-19, que acontece nos 223 municípios. Será como um dia D, mas voltado apenas para a imunização de crianças.

A orientação da Secretaria de Saúde é para que os municípios não exigissem agendamento, para ampliar a procura. Mas a Prefeitura de Campina Grande, por exemplo, já informou que na cidade vai ser necessário o agendamento.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a SES disponibilizou as doses suficientes para que seja realizada a vacinação sem agendamentos.
Na semana passada, a Secretaria já tinha enviado aos municípios um reforço nos lotes de doses, justamente com o objetivo de prepará-los para uma procura maior nesta quarta-feira (16).

Foram enviadas 33.310 doses de vacinas pediátricas da Pfizer e 4.415 doses da vacina pediátrica da CoronaVac. Ao todo, no entanto, já foram enviadas 211.575 doses de vacina infantil para os municípios paraibanos, suficiente para a cobertura de 54% da população alvo na Paraíba.

Em João Pessoa, não será necessário agendamento. Na capital, a ação vai das 8h às 11h nas unidades de saúde; das 8h às 15h, no Centro Municipal de Imunizações; das 8h às 12h, no Santuário Mãe Rainha, Unipê, Funad e IFPB, e das 9h às 22h no Mangabeira Shopping, para pedestres, onde acontecerá a abertura oficial. No município de Sousa, o Dia C acontece em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h.

Campina Grande vai oferecer a vacina por meio de agendamento, exceto para os alunos que serão vacinados nas escolas. A mobilização vai acontecer pela manhã e à tarde no Parque da Criança e Parque da Liberdade. No período da manhã, das 9h às 12h, haverá vacinação na UBS Galante, UBS Crisóstomo Lucena, Centro de Saúde São José da Mata, UBS Padre Hachid Ilo Bezerra, Escola Manoel da Costa Cirne, Escola Alice Gaudêncio e Escola Integrada do Monte Santo. O CER Bodocongó também terá um ponto de vacinação das 14h às 17h.

A Secretaria recomenda aos municípios que dediquem às salas de vacinação e pontos itinerantes à vacinação apenas para as crianças aptas a receber os imunizantes. Outra orientação é de que ao elaborar as estratégias, os municípios que decidirem contemplar a vacinação nas escolas, encaminhem as autorizações para a vacinação previamente para que os pais e os responsáveis possam dar o consentimento à aplicação das vacinas nos menores de idade.

O Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros alerta para a necessidade da vacinação de crianças, principalmente por causa do início do ano letivo nas escolas paraibanas.
“Com o começo do ano letivo e com a circulação de variante mais transmissível, se faz ainda mais necessário a proteção das crianças contra a Covid-19”, indica.

Para ter acesso à vacinação, a criança deve estar acompanhada de um adulto, apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. A vacinação para crianças na Paraíba teve início no dia 15 de janeiro, com a chegada das primeiras doses.

Estão autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as vacinas CoronaVac para população a partir de 6 anos (com o intervalo de 28 dias para a segunda dose) e a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose).

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe