A Paraíba já tem 13 casos notificados por suspeita de coronavírus, e sete seguem sob investigação, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES). Dois novos casos foram notificados pela SES na noite desta terça-feira (10).

Os dois casos são de uma mulher de 72 anos e de um homem de 65 anos com histórico de viagem para os Estados Unidos.
Na tarde de segunda-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba assinou uma nota técnica conjunta com o Ministério Público da Paraíba reforçando a obrigatoriedade da notificação imediata dos casos suspeitos do Covid-19 por parte dos hospitais públicos e particulares.

O objetivo é acelerar ainda mais o processo de investigação dos casos suspeitos, que requer coleta do material biológico do paciente e isolamento até resultado do exame.
A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado.

O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública (COE Estadual) realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.

No mundo – Depois da epidemia centralizada na China, o novo coronavírus (Sars-CoV-2) conseguiu ultrapassar fronteiras e nesta terça-feira (10) já havia chegado a 109 países. Metade deles apresentou o registro do primeiro caso apenas neste mês de março. O vírus surgiu em dezembro de 2019, com primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 21 de janeiro.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Fim de semana: mais de 65 dão entrada no Trauma vítima de queda de moto

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 301 atendimentos, sendo que 142 foram considerados casos graves ou gravíssimos.…

Daniel Beltrammi alerta sobre “preço alto” da flexibilização durante enfrentamento à covid-19 na PB

Em entrevista a imprensa paraibana o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, afirmou à necessidade de recrudescer os cuidados mesmo após a flexibilização de…