A Paraíba está com estoque zerado da vacina pentavalente há mais de dois meses, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

A vacina pentavalente, que protege bebês contra cinco doenças.

Desde o mês de outubro, quando o Estado recebeu a última remessa do Ministério da Saúde, de 14 mil doses, que o estoque não é abastecido.

A pentavalente é uma vacina de rotina para bebês. As doses devem ser dadas aos 2, 4 e 6 meses. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.

De acordo com o Governo Federal, responsável pelo repasse aos estados, a vacina é feita fora do país e quando é transportada para os estados, precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o último lote não foi autorizado por causa de irregularidades e houve o retorno dos produtos.

Conforme o Ministério da Saúde, em 2019 a Paraíba recebeu mais de 88 mil doses da vacina pentavalente. Para a próxima remessa, o órgão aguarda pela a produção e liberação do lote pela Anvisa. A previsão da secretaria de estado saúde é que até o fim do mês de janeiro o estoque seja reabastecido.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB é o 1º no país a emitir Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo

A Paraíba é o primeiro Estado a respeitar a Lei 13.977/20, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo. O serviço é prestado pela Fundação Centro Integrado de…

Ministério da Saúde descarta suspeita de caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde disse hoje (23) que já descartou a suspeita de casos de coronavírus em cinco unidades da federação. Segundo a pasta, as notificações à rede Centro de…