Por pbagora.com.br

A Paraíba está com estoque zerado da vacina pentavalente há mais de dois meses, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

A vacina pentavalente, que protege bebês contra cinco doenças.

Desde o mês de outubro, quando o Estado recebeu a última remessa do Ministério da Saúde, de 14 mil doses, que o estoque não é abastecido.

A pentavalente é uma vacina de rotina para bebês. As doses devem ser dadas aos 2, 4 e 6 meses. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.

De acordo com o Governo Federal, responsável pelo repasse aos estados, a vacina é feita fora do país e quando é transportada para os estados, precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o último lote não foi autorizado por causa de irregularidades e houve o retorno dos produtos.

Conforme o Ministério da Saúde, em 2019 a Paraíba recebeu mais de 88 mil doses da vacina pentavalente. Para a próxima remessa, o órgão aguarda pela a produção e liberação do lote pela Anvisa. A previsão da secretaria de estado saúde é que até o fim do mês de janeiro o estoque seja reabastecido.

Redação

Notícias relacionadas

Hospital Universitário de JP dá alta a última paciente de Manaus que se tratava da Covid-19

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), de João Pessoa deu alta a última paciente de Manaus que se tratava da Covid-19. A paciente foi internada no HULW-UFPB no dia 7…

Secretário pede colaboração da população para que não haja “restrição maior”

O secretário de Saúde da Paraíba, médico Geraldo Medeiros ressaltou, durante entrevista ao Programa Correio Debate na tarde desta terça-feira (02) que o governador João Azevêdo não irá se furtar…