Por pbagora.com.br
Moradores de Águas Claras enfrentam filas enormes para teste do Covid-19 no estacionamento do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro). O ‘drive-thru’ é feito para testagem em massa do novo coronavírus e o atendimento realiza-se por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido sair do carro sem orientação da equipe de saúde. Também é recomendado o uso de máscaras faciais e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Paraíba tinha 54.802 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas até terça-feira (7). Porém os casos devem chegar a 61.136 casos confirmados até sábado (11), essa é a previsão do estudo liderado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT).

Ainda segundo o professor a Paraíba atingirá até o sábado o número aproximado a 1.300 mortes. Analisada separadamente, Campina Grande que contém 7.416 casos, deverá chegar a marca de 8 mil pessoas contaminadas, podendo variar para 8.952 casos e 156 óbitos no mesmo período, variando a 186, dentro da margem de erro. Caso a projeção reflita o cenário real, o crescimento em Campina Grande será de 21,9% em relação ao acumulado no dia 4 de julho.

“É uma notícia positiva, mas precisamos fazer uma ressalva: no último dia de análise houve um pico desproporcional e atípico nos números. É difícil prever a causa, que infelizmente pode estar relacionada ao atual processo de reabertura. Sendo assim, a boa notícia requer muita atenção aos próximos dias para ser efetivamente confirmada“, disse Josenildo Brito de Oliveira.

O professor destaca também que os números podem sofrer alterações devido a discrepância dos dados divulgados pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O texto cobra ao prefeito Romero Rodrigues e ao secretário de saúde do município que os dados reais sejam divulgados

Desde o início da pandemia, a pesquisa vem sendo realizada para auxiliar na tomada de decisões dos poderes públicos para o controle da doença. Na última semana, a previsão realizada chegou a 100% de similaridade com a realidade dentro da margem para as variáveis casos e óbitos acumulados.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Paraíba ultrapassa uma semana com queda nos óbitos por Covid-19

A Paraíba ultrapassou uma semana entre os estados brasileiros que apresentam queda na taxa de óbitos causadas pela Covid-19, conforme os dados do Consórcio de Imprensa. Há mais de sete…

“Mecanismo de habituação”, diz especialista sobre mortes por covid-19 não causarem mais impacto

O Brasil caminha para 100 mil vítimas fatais da doença, que segue avançando. Nunca tantos brasileiros perderam a vida em tão pouco tempo, apesar disso a psicóloga Mônica Farias revela…