A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba deve chegar a 1.300 mortes por Covid-19 até o sábado, prevê especialista

Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado

A Paraíba tinha 54.802 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas até terça-feira (7). Porém os casos devem chegar a 61.136 casos confirmados até sábado (11), essa é a previsão do estudo liderado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT).

Ainda segundo o professor a Paraíba atingirá até o sábado o número aproximado a 1.300 mortes. Analisada separadamente, Campina Grande que contém 7.416 casos, deverá chegar a marca de 8 mil pessoas contaminadas, podendo variar para 8.952 casos e 156 óbitos no mesmo período, variando a 186, dentro da margem de erro. Caso a projeção reflita o cenário real, o crescimento em Campina Grande será de 21,9% em relação ao acumulado no dia 4 de julho.

“É uma notícia positiva, mas precisamos fazer uma ressalva: no último dia de análise houve um pico desproporcional e atípico nos números. É difícil prever a causa, que infelizmente pode estar relacionada ao atual processo de reabertura. Sendo assim, a boa notícia requer muita atenção aos próximos dias para ser efetivamente confirmada“, disse Josenildo Brito de Oliveira.

O professor destaca também que os números podem sofrer alterações devido a discrepância dos dados divulgados pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O texto cobra ao prefeito Romero Rodrigues e ao secretário de saúde do município que os dados reais sejam divulgados

Desde o início da pandemia, a pesquisa vem sendo realizada para auxiliar na tomada de decisões dos poderes públicos para o controle da doença. Na última semana, a previsão realizada chegou a 100% de similaridade com a realidade dentro da margem para as variáveis casos e óbitos acumulados.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe