Por pbagora.com.br

A Paraíba inicia a semana entre os 11 Estados brasileiros que conseguiram estabilizar a taxa de mortes causadas pelo novo coronavírus, conforme dados atualizados do Consórcio de Imprensa.
Além da Paraíba, apresentam dados estáveis dos casos de óbitos pela Covid-19, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piaui.

Os dados no Estado no entanto, ainda são preocupantes. A Paraíba tem 67.382 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (19). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 1.486 no estado desde o início da pandemia. Já são 221 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.

Mais de cem dias do decreto de isolamento social, e a Paraíba já começa a ter uma estabilizada no número de casos novos e mortes por Covid-19.

Em recente entrevista a Rádio Campina FM, o secretário de Saúde Geraldo Medeiros atrelou os resultados às ações desempenhadas pelo Governo estadual, aos decretos e recomendações, além da determinação de uso constante de máscaras e disse que a Paraíba não sofreu colapso na rede pública, porém deixou um alerta:

– A Paraíba apresenta um quadro de estabilização em relação ao percentual de leitos de UTI adulto e de enfermaria ocupados e, isso, nos dá uma segurança maior. Há uma tendência para uma queda o que facilita a segunda etapa da flexibilização, porém feito de forma progressiva e lenta. Não podemos achar que o vírus foi embora e sair todo mundo às ruas e se aglomerar, porque, se isso acontecer, em 15, 20 dias os reflexos podem ser negativos e aumentar o número de novos casos e mortes, podendo levar ao colapso na rede – frisou.

A orientação do médico e secretário é de que a população evite sair, mas se for necessário que se utilize máscaras, além de higienizar sempre as mãos.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Ministério Público firma convênio com CG para realização de concurso público

O Ministério Público na Paraíba – por seus ramos estadual (MPPB), Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e de Contas (MPC) – firmaram, nesta quinta-feira (6), um Termo de Ajustamento de…