A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba atinge 80,96% do público-alvo da vacinação contra a gripe

A Paraíba vacinou 737.315 pessoas contra a gripe desde o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, no dia 23 de abril. Este número representa 80,77% do público-alvo, formado por aproximadamente 1.070.000 pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da doença. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público (910.736 pessoas) até o dia 15 de junho, quando termina a campanha.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha em 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas. A vacina protege dos três tipos do vírus que circulam no país: A (H1N1, H3n2) e B.

“Até o momento, 103 municípios paraibanos estão com cobertura adequada e 120 municípios com cobertura abaixo de 90%. Nosso alerta é que a população que faz parte do público-alvo procure a unidade de saúde para se vacinar. A vacinação contra influenza é uma das medidas efetivas para a prevenção da influenza grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES-PB, Márcia Mayara.

Cobertura vacinal – Na Paraíba, entre os públicos-alvo, a população indígena registrou a maior cobertura vacinal (106,14%), seguida pelas puérperas (96,59%), trabalhadores de saúde (94,32%) e professores (91,76%).

Os grupos que menos se vacinaram são idosos (83,85%), gestantes (81,14%) e crianças (68,98%). Lembrando que cada um desses grupos precisa terminar a campanha com, pelo menos, 90% de cobertura vacinal.

Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

 
 
Redação

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe