A Paraíba o tempo todo  |

Pacientes com tuberculose tem 11 vezes mais chance de ter câncer

Pacientes com tuberculose tem 11 vezes mais chance de ter câncer de pulmão

Tabagismo está associado às duas doenças respiratórias

Um estudo de cientistas de Taiwan descobriu que pacientes com tuberculose têm 11 vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão.

Pesquisadores da China Medical University acompanharam mais de 700 mil pessoas, 4.480 com diagnóstico de tuberculose,escolhidas aleatoriamente ao longo de seis anos.

Segundo Chen Chih-yi, um dos pesquisadores, as chances de ter câncer de pulmão entre os tuberculosos é bem maior comparado a quem não tem a doença.

O estudo se baseou na ideia de vínculo entre tuberculose e câncer de pulmão, considerada por mas até então não comprovada.

– É sabido que o câncer de pulmão é causalmente associada ao tabagismo. Mas há pouco atenção em saber se as pessoas com tuberculose também estão em maior risco de desenvolver câncer de pulmão.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micrôbio (bacilo de koch). Contagiosa, pode passar de uma pessoa para a outra pelo ar.

Atinge principalmente os pulmões, mas pode atingir os rins, ossos, intestinos, gânglios e meninges. Pessoas em áreas subdesenvolvidas e em desenvolvimento costumam sofrer mais com a doença, explica Chen.

 

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe