A Paraíba o tempo todo  |

Outubro Rosa: campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero começa na quinta

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, promove a abertura da Campanha Outubro Rosa, na próxima quinta-feira (06), às 08 horas, na sede do Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC), nº 600, na Av. Epitácio Pessoa, na capital. A Campanha que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de útero, este ano, terá como foco as redes sociais, cujo slogan é “Quem compartilha prevenção, curte saúde”.

“Hoje, a mulher de 40 é completamente diferente da mulher de 40 anos atrás. É preciso redobrar os cuidados devido a vida agitada que, inevitavelmente, está conectada com um mundo digital. Aliado a ideia de compartilhar informação de boa qualidade é que estamos rejuvenescendo o discurso e a abordagem da campanha com uma linguagem e signos mais alinhados à comunicação digital”, disse a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

Durante todo o mês de outubro, o CEDC ofertará 100 mamografias diárias, além de 520 consultas especializadas em mastologia e 99 procedimentos em ginecologia oncológica, visando identificar precocemente casos novos, garantindo a realização imediata de detecção de lesões suspeitas para câncer, através de biópsias guiadas por ultrassonografia e exame anatomopatológico, promovendo o seguimento necessário e/o encaminhamento aos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

“Além dos serviços ofertados pelo CEDC, todos os PSFs dos 223 municípios paraibanos, estão fazendo sua programação específica, de acordo com a realidade de cada lugar”, pontuou a Coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, Fátima Moraes.

Outra novidade da campanha Outubro Rosa desse ano é a integração com o Novembro Azul, campanha de prevenção contra o câncer de próstata. Serão utilizadas as duas cores (rosa e azul), para unir forças e atingir e convencer mulheres e homens sobre a importância da prevenção e da ajuda médica.

O atendimento no CEDC para as mamografias, durante o mês de mobilização, começa às 7h da manhã. Serão distribuídas 100 fichas, por dia e o atendimento é de segunda a sexta. Os exames são direcionados às mulheres a partir dos 40 anos, que tenham feito o último exame há mais de um ano. Para ter acesso é preciso levar comprovante de residência, cartão do SUS, CPF e um documento com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo o número: 3218-5369.

Mamógrafos na PB

Na Paraíba, são 23 mamógrafos que atendem as usuárias do SUS, distribuídos em 14 municípios: João Pessoa (06) e Campina Grande (04); Patos (02); Cajazeiras, Cuité, Guarabira, Monteiro, Santa Rita; Picuí; Pombal; Princesa Isabel; Catolé do Rocha; Belém e Itaporanga, com um mamógrafo cada.

Dados sobre câncer de mama e útero

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o ano de 2022, estima-se na Paraíba, 1.120 casos novos de câncer de mama. Sendo na capital, 360 casos novos, com taxa de incidência ajustada de 46,17 para cada 100 mil mulheres.

Óbitos

Na Paraíba, em 2021, foram registrados 312 óbitos por câncer de mama, sendo quatro masculinos e 308 femininos. Em 2022, até o mês de setembro, foram 211 óbitos por câncer de mama, sendo 03 masculinos e 208 femininos.

Quanto aos óbitos por câncer de colo de útero, em 2020, foram 160. Em 2021, foram 162 e em 2022, até o mês de setembro, foram 78 óbitos.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe