A Paraíba o tempo todo  |

Óculos piratas prejudicam a visão e podem gerar doenças, diz oftalmologista

Seduzidas pelo preço, muitas pessoas optam por comprar óculos fabricados de maneira irregular e sem os devidos cuidados exigidos pela lei, os famosos óculos falsos. O problema é que, nesse caso, economizar não vale a pena. Os produtos falsificados podem ocasionar graves problemas oculares no futuro.

 

Mas os óculos falsificados e os que podem ser comprados em camelôs podem ser um péssimo negócio para a saúde ocular de quem os usa. A oftalmologista Ana Elisabete Melo alertou que esses óculos não apenas não protegem os olhos, como também podem prejudicá-los. Os óculos escuros levam à dilatação da pupila, e, caso não tenham lentes com filtros para raios ultravioleta, deixam a visão mais exposta à radiação.

 

“Ao abrir os olhos, a pessoa verá um espaço escuro parecido com que se vê quando se usa lentes fabricadas sem controle. Isso produz a dilatação das duas pupilas, o que produz uma maior penetração da luz ultravioleta no interior do olho”, explicou.

 

“Os raios ultravioletas afetam a pele e, logicamente, os olhos, produzindo desde uma irritação passageira a tumores malignos”, afirmou a médica. “No olho, essa radiação afeta a conjuntiva, produzindo irritação e tumores, a córnea, o cristalino e até a retina.”

 

Redação

 

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe