A Paraíba o tempo todo  |

Ocorrências por quedas lideram chamados do Samu na Capital

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) atendeu 10,6 mil ocorrências, nos cinco primeiros meses de 2019. Os principais chamados foram para socorros de quedas de vítimas em motocicleta, bicicleta ou caminhão, que lideram com 926 registros .

Os atendimentos cardiológicos vêm logo depois, com 903 ocorrências.  O terceiro maior motivo de socorro é feito para pacientes traumatizados por colisão entre carros e motos, com 779 chamados. Os dados são referentes às chamadas que geram ocorrências com o envio de unidades móveis.

De acordo com o Samu, o número de ocorrências deste ano superou o número do mesmo período do ano passado em quase todas as modalidades. O número de atendimentos cardiológicos superou em 28,8% os do mesmo período do ano passado. Já o aumento das colisões entre carros e motos foi de 11,3%, e as quedas tiveram aumento de 9,5%.

Alysson Adriano, do Apoio Administrativo do Samu, conta que há uma preocupação com relação às colisões no trânsito. “Procuramos conscientizar os motoristas com relação à pilotagem segura, consciente e a paz no trânsito”, diz ele.

De acordo com ele, nos cursos das autoescolas, os futuros condutores recebem instruções para se defender em situações adversas durante a pilotagem. “Existem os cursos de pilotagem dos motoristas, que exigem treinamentos em técnicas de frenagem, equilíbrio e técnicas de habilidades. Com essas técnicas associadas, se consegue uma redução de até 70% do risco de acidentes”, questionou.
Alysson Adriano explica que o paciente é encaminhado para os hospitais designados, de acordo com a gravidade da lesão. Segundo ele, após a avaliação médica inicial no paciente, a pessoa é encaminhada ou para o Ortotrauma de Mangabeira ou o Hospital de Trauma Humberto Lucena, dependendo do tipo e gravidade da lesão.

Ele explica que, se a lesão atinge as áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, a pessoa é encaminhada para o Ortotrauma. Quando a lesão atinge as demais partes do corpo, o paciente é encaminhado para o Hospital de Trauma.

“Às vezes, as pessoas ficam sem entender o encaminhamento, mas a orientação é pelo hospital designado”, esclarece o servidor do Samu.

O Samu de João Pessoa conta com sete ambulâncias básicas, ou Unidade de Saúde Básica (USB), quatro Unidades de Saúde Avançadas (USA) e seis motos.  “O sistema 192 não funciona apenas para encaminhar uma ambulância ou moto. Também serve para darmos orientações pelo telefone”, lembra Alysson.

Segundo ele, inicialmente, é realizada a classificação de risco, que é um método que auxilia na agilidade e qualidade do atendimento à população. “Nela se avalia a necessidade de envio da motolância, unidade de saúde básica ou unidade de saúde avançada ou prestar a orientação por telefone, sem precisar enviar a equipe ao local da ocorrência”, destaca.

O serviço do Samu funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder as perguntas dos atendentes que estão de plantão.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe