A Paraíba o tempo todo  |

Obesidade é tema de discussão em evento promovido pela Unimed JP

A obesidade é um dos fatores de risco mais graves para as doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é considerada a epidemia do século 21. O assunto será abordado durante o 15º Encontro sobre Saúde da Unimed João Pessoa, que tem como tema “Obesidade: da Prevenção ao Tratamento”.

O evento, que é exclusivo para médicos e funcionários da Unimed JP, será realizado no dia 8 de outubro, das 8h às 12h, no auditório do Hospital Unimed JP. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas pela internet (http://www.unimedjp.com.br/xv_encontro_saude/).

Durante o encontro, os participantes assistirão a palestras e participarão de debates com endocrinologistas, psicólogos e nutricionistas sobre como se prevenir e tratar a doença, geralmente causada pelo excesso alimentar combinado com um modo de vida sedentário.

A organização do 15º Encontro Sobre Saúde é da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP. Mais informações sobre o evento através do telefone 2106-0714.

 

NÚMEROS ALARMANTES

A obesidade alcança níveis cada vez mais alarmantes em todo o mundo. Até países com grande número de subnutridos, como a Índia, vêm assistindo a um salto gigantesco na quantidade de obesos. Lá, 55% das mulheres entre 20 e 69 anos estão acima do peso. Aqui no Brasil, a situação não é muito diferente. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a obesidade já atinge mais brasileiros do que a desnutrição.

Segundo o levantamento, 40% dos brasileiros adultos, ou 38,8 milhões de pessoas, estão pesando mais do que deveriam. Desse total, 10,5 milhões podem ser consideradas obesas. No mundo todo, de acordo com uma estatística da Força-Tarefa Internacional de Obesidade, 1,7 bilhão de pessoas – ou uma em cada cinco – estão com sobrepeso ou obesas.

O problema resume-se a uma equação simples, que todos estão cansados de saber: comer alimentos gordurosos, aliado à falta de atividade física, resulta no aumento de peso. É exatamente isso que vem acontecendo nos últimos anos.


Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe