A Paraíba o tempo todo  |

Negativa familiar cai e Central de Transplantes da PB registra um doador por semana

A Central de Transplante da Paraíba tem registrado um doador por semana, em 2020. Entre os meses de janeiro e fevereiro, foram seis doadores, sendo cinco de João Pessoa e um de Campina Grande. Outra boa notícia é que, neste mesmo período, a negativa familiar, para doação de órgãos, teve redução de 30% em relação a 2019. A negativa familiar é o principal motivo para que um órgão não seja doado, em todo país.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destaca os primeiros números da Central, em 2020. “Isso é o resultado de um trabalho realizado com muito esforço pela equipe da Central e, claro, principalmente, pela solidariedade das famílias através de doações de órgãos dos seus entes queridos. É um grande ato de solidariedade que salva outras vidas”, declarou.

Ainda, de acordo com os dados da Central, nas primeiras semanas de janeiro e fevereiro, foram retirados seis fígados e 12 rins.  Foram realizados sete transplantes, sendo três de fígado e quatro de rins. Ainda foram encaminhados para outros estados três fígados e oito rins.

Para o diretor da Central de Transplantes da Paraíba, Luiz Gustavo de Barros, a Central está se aproximando dos três estados do Nordeste que mais realizam transplantes.

Até agora, a lista de espera, do mês de fevereiro, de 2020, registra 390 pessoas que aguardam córneas; 239 rins; 11 fígados e um coração.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe