A Paraíba o tempo todo  |

Geraldo Medeiros alerta que sem máscara a chance de uma pessoa pegar covid-19 é de 90%

O secretário estadual de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reagiu, durante entrevista ontem (06),voltou a comentar sobre a desobrigatoriedade o uso da máscara como ferramenta no combate à covid-19. “Esse não é momento de retirar as máscaras. Sem ela, você fica mais vulnerável”, disse Geraldo sobre a possibilidade contaminação sem máscaras.

Ainda segundo, Geraldo Medeiros, se faz mais do que necessário a importância de se manter esse procedimento protetivo. “É insignificante a possibilidade de você se contaminar se estiver de máscara, mas sem ela, a chance de contaminação é de 90%”, disse.

Recentemente Geraldo, rebateu um posicionamento do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que projetou, para o final desse ano, a desobrigatoriedade o uso da máscara como ferramenta no combate à covid-19.  Conforme Medeiros, que é contrário a essa tese, na Paraíba, se depender dele, a desobrigatoriedade do uso da máscara será a última medida a ser adotada na Paraíba. Ele defende que antes a pandemia possa ser transformada em uma endemia, com número de casos e óbitos cada dia reduzidos, proporcionando um cenário favorável para que a adoção desse equipamento se torne facultativo.

“As máscaras representam uma barreira importantíssima na transmissão do vírus, consequentemente somos contrários a liberação da desobrigação de máscaras, visto que isso é um fator que inibe a propagação do vírus. Nós temos que ter a consciência de que nós só poderemos conter essa pandemia, e transformá-la numa endemia se nós diminuirmos o número de casos diários e de óbitos num nível que permita a endemia, isto é, termos poucos casos e poucos óbitos como ocorre com outras doenças infectocontagiosas”, disse.

Sem se vacinar – “São 470 mil pessoas que ainda não concluíram o esquema vacinal ”, afirmou o secretário. Geraldo Medeiros chamou atenção da população para que compareça aos postos de vacinação no próximo sábado (11) quando será realizado mais um dia “D”  de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. Mesmo a Paraíba estando numa situação favorável em relação à Covid-19, Geraldo Medeiros destacou que ainda não é tempo das pessoas abandonarem as medidas preventivas e sanitárias, como o uso da máscara, do álcool em gel e manter o distanciamento social.

‘Estamos com um vírus novo da  doença batendo a nossa porta  e por isso temos que redobrar os cuidados para evitar que essa doença se prolifere pela Paraíba e com isso sermos obrigados a voltar atrás com adoção de medidas mais severas”, comentou Geraldo.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe