A Paraíba o tempo todo  |

Na Paraíba quedas lideram acidentes com pessoas da terceira idade

Com o avanço da idade, as pessoas tornam-se fisicamente mais frágeis e, consequentemente, é necessário redobrar a atenção a fim de evitar que acidentes aconteçam. Ainda que o idoso seja bastante independente, isso não significa que os responsáveis por ele ou seus cuidadores possam descuidar, porque eles ainda estão sujeitos a quedas, queimaduras, engasgos e até mesmo a efeitos da automedicação.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pontuou que no primeiro trimestre de 2017 haviam 3.993 pessoas acima dos 60 anos no estado da Paraíba, no segundo haviam 3.999 idosos e, no terceiro, haviam 4.006 pessoas. Simultaneamente, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena registrou 1.580 casos de quedas, 46 queimaduras e 237 “corpos estranhos localizados na garganta, ouvido e olho” em pessoas acima de 60 anos apenas no primeiro semestre do ano. No segundo, o hospital registrou 1.832 ocorrências de quedas, 32 queimaduras e 254 “corpos estranhos” em idosos.

 

De acordo com Emanuel Almeida, coordenador de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa, as ocorrências que envolvem idosos estão relacionadas principalmente com as quedas. “Principalmente devido a idade avançada, alguns obstáculos que ele encontra dentro de casa, por exemplo, tapetes ou até o próprio móvel, um centro, dentro do banheiro”, afirma.

 

Ele aponta também que a população não sabe que o idoso necessita de cuidados especiais, para que haja uma adaptação de hábitos e o idoso esteja livre de acidentes domésticos.

 

O coordenador de enfermagem do Samu também afirma, quanto ao perfil de idosos socorridos, que existem dois tipos. “Aqueles que são autodependentes e aqueles que precisam de cuidadores. Nesse segundo caso, o ideal é que haja o preparo para cuidador desse idoso. E os que são autodependentes geralmente são mais orientados, mas eles estão sujeitos a esses acidentes”, esclarece. Quanto a locais e horários mais comuns de acidentes na cidade de João Pessoa, não há especificação, Emanuel aponta que o atendimento varia e acontece de acordo com as demandas do momento.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe