A Paraíba o tempo todo  |

MS irá inspecionar Juliano Moreira nesta 5ª

O Ministério da Saúde irá inspecionar na próxima quinta-feira (29), o complexo hospitalar Juliano Moreira para apurar denúncias de que os pacientes estariam sendo vítimas de violência e estupro. A vistoria se deu após o vereador Ubiratan Pereira, (PSB) encaminhar na última sexta-feira a denúncia para a coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde que diante da gravidade determinou a vinda de um técnico para acompanhar passo a passo a investigação do Ministério Público e dos conselhos profissionais.
 

A inspeção será feita pelo representante da coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Marcelo Kimati, que virá a João Pessoa observar de perto a situação do hospital Juliano Moreira e avaliar se o mesmo cumpre as diretrizes da atenção ao usuário de saúde mental.
 

De acordo com o vereador Bira, na última semana ele foi procurado por ex-usuários do hospital Juliano Moreira que denunciaram que haviam sido vítimas de maus tratos e outros tipos de violência ocorridas no interior do hospital. Ele ressaltou a importância do Ministério da Saúde acompanhar as investigações através da Coordenação Nacional de Saúde Mental, pois os fatos denunciados contrariam os princípios da reforma psiquiátrica, que orienta a redução das internações em hospitais psiquiátricos e prevê condições mais dignas e socializadoras aos usuários internos.

A denúncia de maus tratos a pacientes do Complexo Hospitalar Juliano Moreira ganhou repercussão nacional através da publicação de matérias no site Observatório Nacional de Saúde Mental (www.osm.org.br) responsável por divulgar informações e um banco de dados dos casos de violência contra pessoas com transtornos mentais.

Baixo desempenho- Segundo dados do Ministério da Saúde, a Paraíba é o oitavo estado do pais com maior número de leitos psiquiátricos na proporção de leitos por habitantes. Segundo avaliação do vereador e psicólogo, Bira, apesar da Paraíba ter avançado na quantidade de serviços extra hospitalares ainda concentra um número alto de leitos em hospitais psiquiátricos entre os demais estados da federação.

Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe