A Paraíba o tempo todo  |

Mortes por dengue aumentam 90%

Dados do ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (11) mostram que até o dia 16 de outubro, foram registradas 592 mortes em decorrência da dengue, o que representa um aumento de quase 90% em relação ao mesmo período de 2009, quando houve 312 vítimas. O total de casos notificados este ano foi de 936.260 casos de dengue clássica, quase o dobro do ano passado. Do total, 14.342 foram classificados como graves.

Em coletiva à imprensa, o ministro José Gomes Temporão divulgou os resultados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira). A pesquisa, que este ano contou com a participação de 300 municípios, mostra que 15 deles estão em situação de risco de surto de dengue.

Onze dos municípios em risco estão na Região Nordeste, 3 no Norte e 1 no Sudeste do país (veja tabela abaixo). Em 2009, quando o Lira contou com os dados de 161 municípios, havia cinco em estado de risco, determinado por índice de infestação por larvas acima de 4% nos imóveis pesquisados.

O Lira 2010 mostra que 123 municípios estão em estado de alerta, ou com índice de infestação entre 1% e 3,9%. Em 2009, 109 estavam nessa situação.

Somando-se os municípios em situação de risco e estado de alerta, pode-se concluir que 46% dos municípios apresentam problemas. O restante, ou 162 municípios, tem resultado satisfatório, ou seja, índice de infestação inferior a 1%, entre eles São Paulo e Belo Horizonte.

Capitais

Entre as capitais, duas estão em situação de risco: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Onze, em situação de alerta: Salvador, Palmas, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória. “Essas cidades merecem total atenção, pois qualquer descontinuidade nas ações de controle pode alterar o quadro para situação de risco”, afirmou o ministro, lembrando que nas últimas eleições a interrupção de ações pelos novos gestores agravou o cenário no país.

Outras dez capitais apresentam índice satisfatório: Macapá, São Luís, Teresina, João Pessoa, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. E quatro (Belém, Natal, Curitiba e Cuiabá) ainda estão consolidando os dados.

SP

Em São Paulo, 33 municípios enviaram os dados até o momento. Ao todo, oito cidades (Andradina, Barretos, Bauru, Cubatão, Ribeirão Preto, São Sebastião, Taubaté e Tupã) estão em estado de alerta para a dengue. Os demais tiveram seus resultados satisfatórios. No ano passado, das dez cidades em risco de surto, duas eram do estado: Barretos e Presidente Prudente. Este ano, os municípios conseguiram melhorar seus índices, passando para alerta e satisfatório, respectivamente.

Causas

O ministro ressaltou que, além do alto percentual de municípios com índice superior a 1% de infestação em 2009, o cenário este ano teve como agravante o retorno do vírus tipo 1 da dengue, que havia predominado no final dos anos de 1990.

Nas regiões Norte e Nordeste, os índices de infestação tiveram maior relação com o abastecimento de água. No Centro-Oeste, o lixo foi o problema predominante. Já no Sul e no Sudeste, os depósitos domiciliares são a principal fonte de focos do mosquito.

Campanha

Além da divulgação dos dados, Temporão anunciou a estratégia de comunicação para a campanha de combate à dengue 2010/2011. O principal objetivo foi reforçar o tom de alerta nas peças de TV e rádio, com depoimentos de pessoas que tiveram dengue e a lembrança de que a doença pode levar à morte.

A renovação de conceito e de estratégia partiu de uma pesquisa de opinião que revelou uma resistência das pessoas em mudar seu comportamento, embora 96% saibam quais os sintomas da dengue e como fazer para combater o mosquito transmissor. A mensagem de 2009, “Brasil unido contra a dengue”, foi substituída por outra, que reforça a responsabilidade do cidadão: “Dengue: se você agir, podemos evitar”.

Risco Dengue

As informações do Lira 2010 serão incluídas no Risco Dengue, nova ferramenta de avaliação lançada pelo Ministério em setembro.

Para o verão de 2011, o Risco Dengue aponta dez estados brasileiros com risco muito alto de epidemia: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. Estes estados receberão a visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nas próximas semanas, para mobilizar gestores e profissionais de saúde e veículos de comunicação.

 

 

 

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe