A Paraíba o tempo todo  |

Médico infectologista alerta ao PB Agora para a quarta onda da Covid na Paraíba

Os números são preocupantes. Novos casos de contaminação, internações e óbitos. O médico infectologista Fernando Chagas, diretor do Clementino Fraga, faz um alerta sobre a possibilidade da quarta onda da covid-19 atingir a Paraíba.

 

Em contato com o PB Agora, Fernando Chagas relatou que os casos de Covid estão crescendo no Estado, e tendem a aumentar com as festas juninas. Ele enfatizou que o único caminho para impedir a circulação do vírus ainda é a vacinação e o uso de máscara.

 

“Tem um risco sim. Tem que avançar na vacina. Caso contrário poderemos ver aí aumento de casos” alertou.

O infectologista lembrou que alguns hospitais de João Pessoa já estão ampliando os leitos destinados para pacientes contaminados com a Covid.

 

O mais preocupante, conforme observou dr Fernando, é que alguns casos de óbitos também tem sido registrados na Paraíba. Nos últimos dias, 4 óbitos foram registrados em um hospital da capital.

 

 

Em meio ao medo da quarta onda da Covid-19 e com surto da gripe H3N2, Fernando Chagas enfatizou que redobrar os cuidados é fundamental para evitar casos de Flurona – a dupla infecção causada pela contaminação da Sars-CoV-2 e da Influenza A ao mesmo tempo.

O infectologista relata um aumento das síndromes gripais e afirma que a população deve redobrar os cuidados.

“O caminho para prevenção é um só: uso de máscara, higienização das mãos e superfícies, evitar grandes aglomerações e evitar toque e abraço em que os indivíduos se coloquem em situações de risco de contato de transmissão de doenças respiratórias”, orientou.

 

 

 

As fortes altas observadas nas taxas de crescimento de novos casos nas últimas semanas apontam para uma quarta onda de Covid-19 na Paraíba. É o que indica o 103º boletim da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), publicada esta semana.

 

Segundo o documento, considerando as duas últimas semanas, a Paraíba teve alta de 215,92% no número de novos casos, passando de 672 para 2.123. Em Campina, na semana passada, eles somaram 263, enquanto que na semana anterior foram 82. Crescimento de 220,73%. Em João Pessoa, a alta foi de 147%. Passou de 311 casos para 770.

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe