A maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, adotou uma série de ações e medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Entre as determinações estão: implantação do Ambulatório de Saúde do Trabalhador e a desativação da Enfermaria de Extensão. Os serviços de Teste do Pezinho e Sala de Imunização foram remanejados para o Ambulatório e o Núcleo de Segurança, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar foram remanejados para o setor administrativo (Sala de Gerência de Enfermagem e de Ações Estratégicas).

A direção também determinou o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPI) por todos os setores e profissionais, conforme nota técnica da Anvisa; suspensão das cirurgias eletivas; suspensão dos atendimentos do ambulatório, exceto do Pré Natal de Alto Risco e Egresso de RN; suspensão das visitas às enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal (UTI-a, UTIN), unidade de cuidados intermediários (UCINco), Canguru (UCINca) e Centro Obstétrico, exceto, a entrada do pai logo após o nascimento.

Também foi suspensa a presença do acompanhante em centro cirúrgico, dos atendimentos da modalidade ambulatorial dos serviços de fonoaudiologia, ginecologia, planejamento familiar e ultrassonografia. Este último vai funcionar na modalidade urgência das 9h às 13h, todos os dias da semana.

A direção também determinou o remanejamento das equipes (todos os profissionais) dos serviços suspensos (Planejamento familiar e Ginecologia como também dos profissionais que estão gozando férias no período e liberou os servidores do setor administrativo do grupo de risco (idoso e portadores de doenças crônicas) para trabalho home office, e rodízio para os demais servidores.

A Maternidade orienta ainda aos profissionais que estiverem com suspeita do Covid-19, apresentando sintomas leves ou moderados, a procurarem os serviços da rede assistencial. Caso esteja em horário de plantão/serviço, devem procurar o médico do trabalho, no auditório, e o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da unidade de saúde. “Como podem ver, as medidas administrativas já vêm sendo tomadas, e tenho certeza que sairemos dessa pandemia mais fortes e unidos”, destacou a diretora geral da maternidade, Selda Gomes.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João Azevêdo anuncia aquisição de 812 mil testes rápidos e EPIs para combate do coronavírus

Diante do avanço do novo coronavírus, o governador João Azevêdo anunciou, neste sábado (28), a aquisição de 812 mil testes rápidos e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como parte…

Justiça suspende campanha do governo contra isolamento social

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, que o governo federal não veicule em meios de comunicação a campanha publicitária “O Brasil não pode parar”, que…