A Paraíba o tempo todo  |

Mais Médicos contribui para qualificação do serviço na Rede Municipal de Saúde em JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa procura sempre ofertar o melhor atendimento à população, oferecendo aos usuários uma rede integrada de serviços. Para contribuir com essa qualidade e eficiência nos atendimentos, 70 profissionais provenientes de programas de provisão de médicos do Ministério da Saúde (MS), como Mais Médicos e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), também integram a Atenção Básica de João Pessoa.

De acordo com a gerente da Atenção Básica da SMS, Manuela Ribeiro, o trabalho desses profissionais contribui com o serviço do SUS no município. “O trabalho desses profissionais vem potencializando o cuidado e a assistência nas comunidades, buscando a integralidade do serviço através de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde”, afirmou.

Para a usuária do serviço público de saúde, Daiane Lima, a presença dos profissionais dos Mais Médicos melhorou o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF). “Desde que os profissionais do Mais Médicos chegaram melhorou em todos os aspectos, principalmente na questão do atendimento. Eles têm uma preocupação com o paciente. Vejo e ouço todo mundo elogiando bastante e não apenas aqui na unidade, mas em outras USFs também”, elogiou a estudante.

Reynaldo Diaz Martinez é médico cubano e profissional do programa aqui em João Pessoa, Para ele, participar do projeto é gratificante. “Comecei no Mais Médicos por ser algo totalmente diferente do que já havia feito e me encantei com a área de saúde pública e atenção básica. Aqui estamos cuidando de quem precisa, é um trabalho que considero muito bonito e gratificante”, comentou.

Para Michele Andreza, o idioma não é problema. “Algumas vezes fica complicado entender. Mas a pessoa pede que repita e eles repetem sem problemas. O que importa mesmo é a consulta que é muito bem feita”, comentou a usuária.

Além da prevenção e promoção à saúde, os profissionais atendem casos como dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Ao todo, são 115 unidades e 186 equipes distribuídas nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.

Programa – O Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este tem como objetivo aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Na Rede – Ao todo, a Rede Municipal de Saúde conta um total de 1.310 médicos, sendo 1.113 atendendo na rede hospitalar e pré-hospitalar e 173 na Saúde da Família, incluindo os profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e residentes.

Contratação – Os médicos interessados em trabalhar na Atenção Básica da rede municipal de saúde devem procurar a Gerência da Atenção Básica, na Diretoria de Atenção à Saúde da SMS com os seguintes documentos: currículo atualizado; cópia do diploma; carteira do Conselho Regional de Medicina; RG; CPF; título de eleitor; duas fotos 3×4; nada consta do CRM e de antecedentes criminais; carteira de trabalho – n° de PIS/PASEP e carteira de reservista (para os profissionais do sexo masculino).

A SMS está localizada na Avenida Júlia, Freire, s/n, Torre. Para mais informações, os profissionais podem entrar em contato com a Diretoria de Atenção à Saúde através do telefone: 3214-7955.



Redação com PMJP

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe