A Paraíba o tempo todo  |

Secretário de Saúde aponta duas hipóteses para troca de vacinas

Dados do DataSUS, sistema de informações do Ministério da Saúde que monitora a aplicação das vacinas contra a covid-19 em todo o Brasil apontam que 806 paraibanos tomaram doses trocadas de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com os registros 780 pessoas tomaram inicialmente a vacina AstraZeneca e na 2ª dose receberam a CoronaVac. Para outras 26 pessoas ocorreu o contrário, inicialmente foi administrado a Coronavac e depois a da Oxford.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, há duas possibilidades para a divergência, uma delas seria realmente a aplicação errada dos imunizantes, a outra seria a digitação errada na hora da alimentação dos dados no sistema.

“Esses erros que podem ter ocorrido em decorrência tanto da digitação errônea no momento da alimentação do sistema ou então ocorreu realmente a aplicação errônea de uma das vacinas” pontuou.

Ainda conforme o secretário assim como não há a comprovação de que as pessoas que tomaram doses trocadas das vacinas possam estar imunizadas, também não há até o momento nada que comprove que a troca faça mal a quem tomou.

“Nós não temos trabalhos mostrando se há benefícios ou não para estes pacientes” sentenciou.

Geraldo ainda informou que caso tenha havido os erros apontados pelo DataSUS, eles são de responsabilidade de cada município, já que o governo do estado não aplica as doses, apenas recebe e as distribui.

“A Secretaria estadual de Saúde ela tem a atribuição de receber as vacinas, armazená-las, distribuí-las e recomendar aos municípios seguir o plano de vacinação. Cabe a cada município escolher a população, vaciná-las e a responsabilidade civil é  dos municípios da aplicação da vacina” disse.

Geraldo reforçou ainda que a vigilância em saúde está analisando as possíveis trocas caso a caso.

No país, 16,5 mil pessoas foram imunizadas com doses trocadas.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe