A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 500 mil paraibanos ainda não retornaram para tomar 2ª dose contra Covid-19

Mais de 500 mil pessoas ainda não retornaram para tomar a 2ª dose da vacina contra Covid-19 na Paraíba. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), verificou que um total de 506.580 paraibanos ainda não estão totalmente imunizados.

As vacinas da AstraZeneca/Fiocruz registraram o maior número de indivíduos ausentes para receber a D2. Segundo a SES, das 323.835 pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca não retornaram para tomar a segunda. Dentre os que tomaram a primeira dose da CoronaVac, 170.626 pessoas não receberam a segunda dose. Sobre a Pfizer, foram identificados 12.483 faltosos para concluir a imunização contra a Covid-19.

Ainda de acordo com a SES, os dados acendem um alerta. De forma que o Governo da Paraíba, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) vão lançar uma campanha para estimular a procura pela segunda dose.

A ação tem caráter preventivo para evitar uma nova onda de casos de Covid-19. As autoridades indicam que, para isso, o esquema vacinal completo é imprescindível.

A preocupação com o cenário de faltosos se dá em um momento em que a Paraíba já confirmou 125 casos de Covid-19 e sete mortes provocadas pela variante Delta, que é considerada mais transmissiva.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que a imunização incompleta concede uma defesa parcial e não garante potencial máximo de proteção contra o vírus.

No último boletim da SES, foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 3.657.910 doses. Até o momento, 2.559.601 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.098.309 completaram os esquemas vacinais onde 1.035.830 tomaram as duas doses e 62.479 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 4.273.216 doses de vacina aos municípios.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe