A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa retoma testagem contra a covid-19

A vacinação contra a Covid-19 segue em João Pessoa nesta segunda-feira (4) para pessoas a partir de 5 anos de idade. São ofertadas todas as doses, sem agendamento, com exceção para as pessoas entre 40 e 49 anos que vão tomar a segunda dose de reforço, que devem agendar por meio do aplicativo Vacina JP ou do site Vacina João Pessoa.

Segundo a secretaria de saúde do município, as doses de vários imunizantes, estão disponíveis para todos os públicos em vários pontos de vacinação espalhados pela cidade.

A primeira dose está disponível para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade, assim como a segunda dose, que deve ser aplicada 28 dias após a primeira (no caso da Coronavac), 60 dias (Pfizer) e 90 dias (Astrazeneca e Janssen).
A terceira dose, como é chamada a primeira dose de reforço, está disponível para população com 12 anos ou mais, e deve ser aplicada 120 dias após a segunda dose, para o público em geral e para trabalhadores de saúde. Para os imunossuprimidos, deve ser aplicada a D3 após 28 dias da segunda dose.

Já a quarta dose, como é chamada a segunda dose de reforço, está sendo aplicadas em pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores de saúde e imunossuprimidos que já receberam a D3 há pelo menos 120 dias, independente do imunizante tomado no início do esquema vacinal.

Documentação exigida – Crianças de 5 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças que tenham comorbidades ou deficiência também precisam apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença.

 

Testagem – João Pessoa também retoma nesta segunda-feira (04), os postos de testagem gratuita para Covid-19. As testagens estão sendo feitas no Laboratório Central do Município (Lacen-JP) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas.

A testagem no Lacen-JP é feita das 8h às 16h, sem agendamento, porém com atendimento realizado por ordem de chegada. São distribuídas 100 fichas diariamente. O serviço funciona na Rua Alberto de Brito, SN, Jaguaribe.

Já nas USFs ou policlínicas o atendimento é feito mediante agendamento, por meio do aplicativo Vacina JP ou no site Vacina João Pessoa. O agendamento abre às 19h deste domingo (3) e os locais e horários disponíveis aparecem nas plataformas no momento do agendamento.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, é recomendado que a testagem seja feita em pessoas que estejam com sintomas gripais de três até sete dias. No momento da testagem, é necessário apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência em João Pessoa. Os casos com resultado positivo para o vírus serão orientados pelo médico da unidade, que fará os encaminhamentos necessários.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe